Após vencer câncer, Heloísa Périssé volta aos palcos hoje (13) em Salvador

Com Marica Clara Gueiros, atriz apresenta Loloucas; escolha da capital baiana foi feita pela própria Heloísa, que já morou em Salvador

  • Foto do(a) author(a) Daniel Aloísio
  • Daniel Aloísio

Publicado em 13 de março de 2020 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Dado Mairetti/Divulgação

Quando  Heloísa Périssé era criança, morou em várias cidades devido ao emprego do pai, um coronel da aeronáutica. Ela finalmente se estabeleceu em Salvador quando tinha 11 anos e ficou na capital baiana até os 19, quando voltou para o Rio de Janeiro, sua terra natal, para seguir o sonho de ser atriz.  

E deu certo! Hoje (13), ela desembarca em Salvador para estrelar, junto com a amiga Maria Clara Gueiros, o espetáculo Loloucas, no Teatro Jorge Amado. Surgida em 2018, essa é a primeira vez que a peça sai do eixo Rio-São Paulo. E por um motivo especial: a volta aos palcos da atriz após se recuperar de um câncer nas glândulas salivares.  

“Terminei o tratamento em outubro de 2019. Agora estou numa fase de monitoramento para  garantir que está tudo certo", disse Heloisa. A atriz escolheu Salvador para essa volta, devido a relação afetiva que  tem com a cidade. A mãe dela e os melhores amigos moram na capital baiana.

"O povo da Bahia é maravilhoso e a Lolô se sente em casa em Salvador. Não poderia ter lugar melhor", diz Maria Clara Gueiros. Lolô é o apelido de Heloisa Périssé e o nome da peça é a junção desse termo com a palavra loucas. 

Juntas, as atrizes vão encarnar as também amigas Iolanda (Heloisa Périssé)  e Ieda (Maria Clara Gueiros), duas siimpáticas idosas que fazem uma reflexão sobre a vida que elas levaram. “É também uma reflexão sobre amizade. Quando pensei na peça, a ideia era que fosse um monólogo, mas achei que seria melhor atuar mais uma vez com Maria Clara. Temos 30 anos de amizade”, diz Périssé.  

Ela é responsável pelo roteiro da peça, mas garante que a amiga também pensou a história. “A Ieda é uma personificação da mãe da Clarinha. É uma mulher assertiva, sem papas na língua. Já a Iolanda é professora concursada, que fazia protestos mesmo sendo mais séria”, explica.

“As duas são amigas o suficiente para relembrar o passado e até brigar em cima do palco”, diz Maria Clara Gueiros. A peça tem direção de Otavio Muller.

Serviço: O quê: Loloucas - com Heloisa Périssé e Maria Clara GueirosOnde: Teatro Jorge Amado (Av. Manoel Dias, Pituba)Quando: Hoje (13) e amanhã (14), às 21h, e domingo (15), às 19h.Ingressos: R$ 90 | 45. Vendas no local ou no portal Ingresso Rápido. 

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira