Aprenda o make da folia com o top maquiador da Globo

carnaval
25.02.2017, 07:30:00

Aprenda o make da folia com o top maquiador da Globo

Diógenes Coelho ensina o passo a passo de maquiagem para você arrasar no Carnaval, com muito glitter e cores

O Carnaval chegou e junto com a folia vem a hora de tirar da gaveta muitos produtos para maquiagem que você comprou sem saber quando teria coragem e/ou oportunidade de usar. Segundo o maqueador da Globo São Paulo, Diógenes Coelho, glitter, pigmento, rímel e delineador coloridos fazem parte da lista essencial para uma boa criação que pode ser usada nas festas de rua e em camarotes. 

“Eu gosto do Carnaval bonito, não o caricato. Faço uma make artística, que tem uma base social. Tanto pode ser usada num baile de gala quanto na rua”, defende o pernambucano. Essa é a hora de ousar na paleta de cores, sair dos tons complementares e abusar da criatividade. É aí que entram também intens como rímel e delineadores coloridos e cheios de glitter, que costumam não ter espaço quando a sobriedade fala mais alto.  

A blogueira Camila Nunes: nossa foliã com make pronto para a folia

“O Carnaval é a única época em que a gente pode casar a cor da maquiagem com a cor da roupa. Isso é um erro em outras ocasiões, mas que pode ser muito bem aproveitado na folia”, completa o maquiador, que tem especialização em cinema e HD. 

Se no ano passado o glitter já despontava como principal revelação da folia, este ano ele saiu na frente e já ganhou o título de “must have” antes mesmo da festa começar. E não está somente nos olhos. O item ganhou bocas, maçãs e corpos de homens e mulheres. O truque de Diógenes Brito para aplicar o produto nos olhos é usar como base lápis cremoso, que facilita a fixação.  

Pele preparada
Mas, com tanto suor e cerveja, não há maquiagem que dure sem uma pele bem preparada. O segredo do profissional é aplicar um pó translúcido cobrindo toda a superfície após o uso do primer, base leve (mais líquida e oil free) e corretivo. “Ele não tem cor e o excesso deve ser removido com um pincel macio. O resultado é uma pele matizada e impermeabilizada”.  Em sua passagem por Salvador, Diógenes Coelho preparou um make especial para  o CORREIO, que você vê no rosto da blogueira Camila Nunes (@menina_coquette).

 O que você precisa: 
- Sombra Para contorno e iluminação
- Lápis Preto e com brilho (base cremosa para aplicar glitter)
- Glitter De várias cores, para usar em olhos e boca
Pigmento Sombra mais solta, para colorir e fazer a base do olho
- Delineador Cores também são bem-vindas, optamos pelo azul marinho
- Rimel Você pode ousar e usar até os coloridos
- Batom Matte

1. Marrom Use o lápis preto para marcar o côncavo e delinear os olhos. Em seguida, aplique a sombra marrom e esfume toda a área, dando profundidade ao olhar.

O marrom garante uma base social para o olho, mesmo no Carnaval

2. Cor Deposite a sombra colorida (escolhemos a rosa) na parte externa ao côncavo e depois esfume em direção à parte de fora do olho.

Aproveite e abuse das cores

 3. Brilho Use o lápis dourado cremoso para pintar toda a área da pálpebra móvel. Aplique uma mistura de pigmento e glitter. Escolhemos pigmento azul e glitter prata.

Mistura de sombra e pigmento aplicados sobre lápis dourado cremoso: segredinho do maqueador

 4.Delineador Tire o excesso do glitter que caiu embaixo com um pincel leque. Use o lápis preto para marcar a linha inferior dos olhos e o delineador na pálpebra. Aplique o rimel. 

Aproveite para usar rímel e delineador menos tradicionais, como o azul marinho

5. Boca Desenhe a boca com o batom matte e preencha a área. Depois, aplique o glitter com os dedos (escolhemos o dourado). Finalize com blush rosa nas maçãs.

Brilho nos lábios: o toque final
(Fotos: Daiane Sales)

 Acompanhe tudo o que está acontecendo no Carnaval 

Veja programação completa dos bairros e circuitos

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas