'Aprendi a ter mais calma com a bola no pé', diz Rhayner

Meia-atacante foi apresentado oficialmente pelo Vitória nesta sexta-feira (26) e falou sobre a experiência no Japão

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 26 de janeiro de 2018 às 11:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Maurícia da Matta/ EC Vitória

Um jogador mais paciente com a bola nos pés. É o que Rhayner garante ter se tornado após atuar no futebol japonês. “Sempre fui um jogador agudo, que procura atacar, afobado às vezes, e, no Japão, o futebol é muito técnico. Lá é muito difícil recuperar a bola quando se perde, você leva 10 minutos para recuperar. Aprendi muito e acho que evolui”, afirmou o meia-atacante, que foi apresentado oficialmente pelo Vitória no início da tarde desta sexta-feira (26). Em 2017, ele defendeu o Kawasaki Frontale em 26 jogos e marcou três gols.

Rhayner ainda não está na forma física ideal, mas se colocou à disposição para jogar contra o Atlântico, domingo (28), às 16h, em Pituaçu, pelo Campeonato Baiano. "Eu tive pouco tempo de preparação, mas acho que no futebol brasileiro não tem tempo para estar 100%. Começo de temporada nenhum jogador consegue estar 100%. Eu sou um jogador que nunca tive muitos problemas físicos, nunca tive problema de peso, problema com rendimento dentro de campo. Então, se Mancini optar por eu jogar, vou dar o meu máximo". A lista de relacionados só será divulgada no sábado (27).

Na Toca do Leão desde o dia 16 de janeiro, Rhayner teve sua contratação oficializada pelo clube na quarta-feira (24), está regularizado, mas admitiu que não tem condições de atuar durante o jogo inteiro. "Acho que 90 minutos eu ainda não aguento, mais para frente sei que vou aguentar. É uma coisa que tem que ser feita gradualmente. No Japão, ano passado, tive uma pré-temporada de cinquenta dias. Hoje, tive uma pré-temporada de no máximo dez dias", afirmou o jogador.

Rhayner participou do treino com bola feito na Toca do Leão na manhã desta sexta-feira (26). A atividade foi realizada a portões fechados e a imprensa só teve acesso ao centro de treinamento nos minutos finais. O elenco rubro-negro volta a treinar no sábado (27), quando fará os últimos ajustes para o jogo contra o Atlântico. Com quatro pontos, o Vitória é o líder do Campeonato Baiano.