Aquecimento global pode afetar a produção de cerveja, diz pesquisa

A produção de cevada, principal ingrediente da cerveja, pode cair e refletir na produção da bebida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 20:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Shutterstock

Os cientistas estão cansados de falar dos males que podem ser provocados pelo aquecimento global: aumento das temperaturas médias, elevação do nível dos oceanos, desertificação das Florestas tropicais. Mas agora eles foram longe demais e anunciaram outra consequência tenebrosa: vai faltar cerveja. Agora, imagina o calorão e não ter uma cervejinha para refrescar. Foto: Divulgação/Shutterstock Em estudo publicado nesta segunda-feira (15) na "Nature Plants", pesquisadores da Universidade da California e outras instituições dos Estados Unidos revelam que o aumento das secas levará a um declínio significativo do cultivo de cevada, principal ingrediente da cerveja, e consequente queda na produção. Ainda mais, as cervejas disponíveis ficarão mais caras.

"O mundo está diante de muitos impactos das mudanças climáticas que podem, inclusive, ameaçar a sobrevivência; gastar um pouco mais para comprar cerveja pode parecer uma bobagem na comparação", afirma Steven Davis, coautor do estudo e especialista em sistemas terrestres da Universidade da Califórnia. O grupo analisou diferentes cenários baseado nos níveis de queima de combustíveis fósseis e emissões de dióxido de carbono. Foto: Divulgação/Shutterstock No pior caso, as regiões do planeta onde a cevada é tradicionalmente plantada como Canadá, Europa, Austrália e Ásia vão enfrentar mais períodos de seca e ondas de calor, levando a uma declínio do cultivo que pode variar de 3% a 17%. "Nosso estudo mostra que até mesmo uma elevação mais modesta das temperaturas médias do planeta fará aumentar as secas e ondas de calor nas regiões de plantio de cevada", diz.

Cientistas também estimam que os preços devem subir mais nos países mais ricos e que amam cerveja como Bélgica, Canadá, Dinamarca e Polônia. Nos países mais pobres, como o Brasil e a China, o consumo deve cair por conta da alta do preço. "Nossos estudos mostram que nos eventos climáticos mais severos, o estoque de cerveja deve cair em cerca de 16%", conclui o pesquisador.