Aquele 'zap' no negócio: veja dicas para vender mais com o WhatsApp Business

Nova versão foi lançada recentemente e traz novidades para melhorar a comunicação entre a empresa e o cliente

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  • Priscila Natividade

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 05:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Ilustração: Morgana Miranda/ CORREIO

A proprietária da Frutices Hortifruti, Júlia Lomanto, sabe bem a importância que o WhatsApp  tem para o seu negócio. “Uso tanto para divulgação, quanto para falar com fornecedores e também para entrega a domicílio. Toda a comunicação da empresa passa pelo aplicativo”, afirma. E olha que ela ainda nem começou a usar a versão voltada para as empresas. “É indispensável, tanto para compra quanto para venda”, completa.

A partir de agora são mais de 1,3 bilhão de usuários à disposição dos micros e pequenos empreendedores. Lançada recentemente, a versão business do WhatsApp traz várias novidades para quem quer  não só se relacionar com seus clientes, mas também alavancar as vendas. 

Quando comparado ao aplicativo tradicional, o WhatsApp Business disponibiliza a criação do perfil empresarial (com informações como endereço, e-mail e site), respostas automáticas e mais a análise das métricas de engajamento. O CORREIO conversou com especialistas que deram dicas de como aproveitar a ferramenta ao máximo, que está disponível gratuitamente para celulares Android. 

Segundo o presidente da Octadesk - que desenvolve soluções de relacionamento -, Rodrigo Ricco, o primeiro passo é planejar como vai ser o atendimento. “Seguindo o modo de uso pessoal, os consumidores esperam uma resposta mais rápida. Portanto, antes mesmo de implementar o WhatsApp é necessário saber se a empresa terá condições de responder rapidamente, caso contrário é possível gerar  frustração e desgaste com o consumidor”.

Ter o WhatsApp pode acelerar todo o processo, seja de venda ou pós-venda. “Com o aplicativo, a relação é direta. Você tem o telefone de quem entrou em contato e diferentemente da versão pessoal você pode agendar determinadas mensagens. Isso pode ser utilizado como um importante aliado ao marketing e vendas”. 

Mais vantagens

Outro ponto positivo está na credibilidade, como destaca a gerente da unidade de Marketing do Sebrae-BA, Alice Vargas. “Vale ainda aproveitar o aplicativo para cadastrar estes clientes e criar mailing para divulgação de novos produtos, serviços, promoções e eventos”, diz. 

Seja para ser usado no marketing, na  resposta a dúvidas dos clientes ou na comunicação interna, a migração vale a pena, segundo Alice, porque auxilia no aperfeiçoamento da operação. “Pense em como irá se apresentar. Não deixe de ter cuidado com a construção dos textos e erros de português. É fundamental atender sempre de forma cordial, dar retorno e atenção ao cliente”, aconselha Alice.

COMO USAR O WHATSAPP BUSINESS

Requisitos O aplicativo é gratuito e - pelo menos por enquanto -  só está disponível para dispositivo Android. Os requisitos para ter uma conta empresarial é ser uma pequena ou microempresa. É necessário fornecer um número de telefone fixo ou móvel, não vinculado a outra conta.

Benefícios  A versão empresarial oferece  uma conta da empresa verificada e sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as mensagens, possibilidade de agendar mensagens, criar respostas automáticas. O usuário também pode acompanhar as  métricas  e estatísticas do fluxo de mensagem . Existe ainda a possibilidade de integração com chatbot.

Como otimizar o aplicativo?  O planejamento é fundamental antes de utilizar a ferramenta. Pense em como irá se apresentar, qual será o texto de apresentação, a imagem que irá representar a empresa. Também tenha cuidado com o português na hora de escrever as mensagens para que erros gramaticais não comprometam a imagem do seu negócio. O perfil bussiness oferece ainda informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website. 

Agilidade  A versão business surge para mostrar que, além de ser um canal de relacionamento, o WhatsApp pode funcionar como um recurso para alavancar as vendas. Para isso, dê agilidade ao seu atendimento, aproveitando melhor o recurso de mensagens automatizadas e rápidas. Prepare respostas padrão relacionadas ao seu negócio. Monte um banco com imagens, vídeos e documentos que facilitem a venda de seus produtos. 

Cuidados  Atender sempre de forma cordial. Dê retorno e atenção imediata a este cliente. O aplicativo permite, inclusive, que você informe o horário de atendimento e funcionamento. 

Oportunidade  Aproveite para cadastrar clientes e criar mailing para divulgação de novos produtos, serviços, promoções e eventos. Organize as listas  da melhor forma de acordo com o perfil e potencial de consumo também.