Arcos da Ladeira da Montanha, muralha e elevador no Centro Antigo serão reformados

Construídas no século XIX, as edificações apresentam deficiências tanto na parte estrutural quanto nas instalações elétrica

Publicado em 13 de março de 2019 às 12:04

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador informou nesta quarta-feira (13) que será feita a recuperação dos arcos da Ladeira da Montanha, da muralha do frontispício e do Elevador do Taboão.

Os projetos foram elaborados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e doados para o Executivo municipal que, com recursos próprios, viabilizará as intervenções, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A expectativa é que, dentro de três a quatro meses, as intervenções se iniciem, após processo licitatório.

"Todos os 17 arcos da Montanha são acessados pela Ladeira da Conceição da Praia. As estruturas, que possuem relevância histórica e atualmente abrigam serralherias, marmorarias e artífices, estão completamente degradadas. Com isso, vamos estimular ainda mais o turismo no Centro Antigo, além de valorizar o nosso patrimônio histórico. Isso sem prejudicar as pessoas que já atuam na localidade", afirmou o vice-prefeito de Salvador e titular da Seinfra, Bruno Reis.  Imagem: SecomPMS Construídas no século XIX, as edificações apresentam deficiências tanto na parte estrutural quanto nas instalações elétrica e hidrossanitária, resultando em ambientes insalubres aos ocupantes. A ideia é criar melhores condições de habitabilidade e salubridade nos espaços internos e consolidar as atividades comerciais tradicionais da área como referência para o restante da cidade.

Além disso, o projeto busca destacar valores artísticos e suprimir elementos e volumes que atualmente descaracterizam o conjunto. “Há vários arcos ali que não têm nem sanitário. Vamos melhorar por completo as condições estruturais e alguns ganharão mezanino”, ressaltou Bruno Reis. Imagem: SecomPMS As intervenções visam proporcionar melhor atendimento à comunidade, sem deixar de respeitar as características originais da área, e vão englobar tanto o interior quanto o exterior dos arcos. As obras serão divididas em duas etapas a fim de não prejudicar o dia a dia dos trabalhadores do local. Eles exercerão ofício em um novo anexo, que será construído no pé da Ladeira da Conceição, à medida que os imóveis estiverem em obras.

“O processo de recuperação dos Arcos da Montanha foi dialogado com os trabalhadores locais, que só têm a ganhar com essa intervenção, e vai garantir maior conforto e segurança na função deles”, destacou o superintende do Iphan na Bahia, Bruno Tavares.  Imagem: SecomPMS Na esteira dessas obras voltadas para áreas degradadas do Centro Antigo, o Elevador do Taboão, construído em 1896, vai ser completamente requalificado e reativado. Com isso, o ascensor se juntará a outras opções de transporte disponíveis a moradores e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como Elevador Lacerda e planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.

“A estrutura do elevador (do Taboão) foi analisada e, mesmo com o passar do tempo, ela está em bom estado de conservação. O equipamento vai voltar a funcionar, beneficiando toda a população do Pelourinho, Baixa dos Sapateiros e Comércio. O Taboão tem uma dinâmica muito boa por causa do comércio local”, pontuou Tânia Scofield, presidente da Fundação Mário Leal Ferreira, que recebeu os projetos do Iphan.

O projeto contempla a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal. Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as cabines terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

“O Elevador do Taboão está fechado há 60 anos. E ainda há um fluxo grande de pessoas naquela região. Para além do uso corrente do equipamento, que será possível com as obras, há a peculiaridade de que ali será ponto turístico. Ao contrário do Elevador Lacerda, que foi modificado em relação ao projeto inicial, o do Taboão ainda é o mesmo elevador desde quando foi inaugurado. É um dos primeiros da América do Sul e tem o diferencial de ser panorâmico, proporcionando uma vista incrível da Baía de Todos-os-Santos”, observou Bruno Tavares.

Já as ações de recuperação e requalificação das muralhas da encosta do Centro Histórico de Salvador consistirão em intervenções estruturais, cênicas e paisagísticas num trecho que se estende da Praça Castro Alves à Ladeira da Misericórdia. O projeto contempla a consolidação e estabilização estrutural das muralhas existentes; a recuperação urbana das ladeiras com intervenções de iluminação, reduzindo a insegurança da área; a restauração paisagística do frontispício voltada para a valorização dos monumentos do entorno; e a inserção de sistema de iluminação cênica voltado para a valorização de toda a estrutura.

Nos últimos anos, o Centro Antigo da cidade tem sido alvo de um conjunto de iniciativas da Prefeitura. Medidas que vieram para proporcionar a dinamização e reocupação dos espaços públicos, como as requalificações do Terreiro de Jesus, Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, bem como a revitalização da Rua Miguel Calmon, no Comércio. 

No Comércio, inclusive, já foram entregues a Praça da Inglaterra e o Hub Salvador, equipamento que veio com propósito de estimular a ocupação e a geração de empregos. Também estão programadas obras na Praça Marechal Deodoro (ou Praça das Mãozinhas).   Além de intervenções urbanísticas, a gestão municipal investiu em equipamentos e atrações culturais para fomentar o movimento de pessoas no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. Na mesma região, no início da gestão, foram entregues o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos. Estão previstas, em breve, as implantações do Arquivo Público Municipal e do Museu da Música Brasileira, ambos no Comércio.