Argentina avança às quartas do Mundial e põe pressão no Brasil

esportes
06.09.2019, 13:24:00
Atualizado: 06.09.2019, 14:14:44
Argentino Marcos Della dá uma enterrada na vitória sobre a Venezuela (Fiba/Divulgação)

Argentina avança às quartas do Mundial e põe pressão no Brasil

Competição dará duas vagas olímpicas para as Américas; Polônia, Sérvia e Espanha também passam para a próxima fase

O Mundial masculino de basquete, que está sendo realizado na China, teve nesta sexta-feira (6) o primeiro dia de disputas da segunda fase e quatro seleções já garantiram de forma antecipada a classificação às quartas de final. Favoritos ao título e ainda invictos, Argentina, Polônia, Sérvia e Espanha venceram os seus jogos e entrarão em quadra no domingo apenas para decidir quem passará em primeiro nos respectivos grupos.

Pelo Grupo I, disputado na cidade de Foshan, a Argentina assegurou a vaga nas quartas de final ao derrotar com facilidade a Venezuela por 87 a 67. Em quatro jogos até agora, são quatro vitórias. A liderança da chave será decidida contra a Polônia, que mais cedo ganhou da Rússia por 79 a 74 e também se manteve invicta na competição.

O destaque argentino no duelo sul-americano foi o armador Gabriel Deck, o cestinha com 25 pontos. Outros três jogadores ajudaram o setor ofensivo com dígito duplo na pontuação - Facundo Campazzo, com 15, Luís Scola, com 12, e Patricio Garino, com 10. O melhor da Venezuela foi o armador Michael Carrera, com 19 pontos.

O Mundial distribuirá duas vagas olímpicas para as melhores seleções das Américas. O Brasil está agora no Grupo K, junto com Estados Unidos, República Tcheca e Grécia. A seleção nacional enfrenta os tchecos no sábado, às 5h30 (de Brasília) e os americanos na segunda-feira - o resultado de vitória sobre a Grécia na primeira fase é considerado na segunda etapa, por isso não há confronto.

Como a Argentina já está nas quartas de final e considerando o favoritismo dos EUA, o Brasil precisa também avançar às quartas de final para seguir na briga não só pelo título, como pela vaga olímpica. Vale lembrar que, em caso de não classificação para Tóquio-2020 via Mundial, haverá chance no torneio Pré-Olímpico, ano que vem.

Polônia, Espanha e Sérvia
Na vitória da Polônia, a atuação do ala Mateusz Ponitka foi decisiva. Ele marcou 14 pontos, agarrou nove rebotes e deu três assistências, sendo ajudado por Adam Waczynski, cestinha polonês no jogo com 18 pontos, e por Damian Kulig, com outros 10 vindo do banco de reservas.

Pelo Grupo J, em Wuhan, a classificação da Espanha se deu em uma vitória difícil sobre a Itália por 67 a 60. O pivô Marc Gasol, campeão da NBA recentemente com o Toronto Raptors, esteve apagado em quadra e fez apenas dois pontos e quatro rebotes, mas essa fraca atuação foi compensada por Juancho Hernángomez, autor de 16 pontos, Ricky Rubio (15) e Sergio Llull (11).

A primeira colocação da chave será disputada contra a Sérvia, que também se manteve sem perder no Mundial com o tranquilo triunfo sobre Porto Rico por 90 a 47. Cinco jogadores sérvios marcaram 10 ou mais pontos, sendo que o cestinha foi Nemanja Bjelica com 18 saindo do banco de reservas. Nikola Jovic contribuiu com 14 pontos e 10 rebotes.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/operario-fica-pendurado-em-predio-durante-pintura-e-e-socorrido-veja-video/
Ele foi retirado de edifício em Fortaleza e conduzido a unidade médica pelo Samu
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-passar-mal-e-ser-socorrido-no-senado-kajuru-segue-internado-na-uti/
Colega baiano Otto Alencar ajudou a socorrê-lo em plenário: ‘não vai ficar sequela’
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matou-como-se-ela-fosse-bicho-diz-testemunha-de-crime-contra-moradora-de-rua/
Defesa de comerciante alega que ele reagiu a uma tentativa de assalto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bombeiros-controlam-incendio-em-academia-na-graca/
Fogo começou por volta das 22h40 e foi contido rapidamente
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vai-para-um-programa-que-te-mereca-diz-fontenelle-a-lacombe-ao-vivo/
Jornalista ficou sem graça com o comentário e afirmou estar feliz no Aqui na Band
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/audiencia-do-caso-davi-fiuza-e-marcada-para-abril-de-2020/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-eva-comemora-40-anos-com-dvd/
Gravação aconteceu em Belo Horizonte e contou com a participação de Durval Lelys, Léo Santana, Tomate, Mumuzinho e Wesley Safadão
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-leva-leao-para-enfrentar-caes-da-policia-em-protesto-veja-video/