Argentina e Colômbia voltam a jogar em Salvador após três décadas

esportes
13.06.2019, 05:00:00
Atualizado: 13.06.2019, 10:08:52
5 de maio de 1985: brasileiro Eder tenta tomar bola do argentino Burruchaga durante amistoso entre Brasil e Argentina na Fonte Nova (Carlos Catela/Arquivo Correio)

Argentina e Colômbia voltam a jogar em Salvador após três décadas

Duelo entre colombianos e argentinos abre a Copa América na capital baiana

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Protagonistas do primeiro jogo na Arena Fonte Nova na Copa América 2019, sábado (15), às 19h, Argentina e Colômbia já jogaram em Salvador. Porém não se enfrentaram em nenhuma das quatro partidas disputadas na antiga Fonte Nova, na década de 1980. 

A Argentina foi derrotada por 2x1, em amistoso realizado em 5 de maio de 1985, gols de Alemão, Careca e descontando Burruchaga, que seria campeão mundial no ano seguinte, no México. Os argentinos jogaram sem Maradona porque a Napoli não liberou.

O gol de Careca, marcado de meia-bicicleta, não foi o único destaque do clássico. Teve gramado enlameado pela chuva, três expulsões no segundo tempo e renda recorde para a época (CR$ 490 milhões e 8 mil), fruto do público de 77.852 pagantes.

Já a Colômbia atuou em Salvador quatro anos depois, em 1989. Assim como agora, foi pela Copa América. Os colombianos jogaram três vezes na cidade, que foi sede do Grupo A junto com Recife.

Geovani tenta tomar a bola de Valderrama em Brasil x Colômbia, em 1989; Dunga observa o lance (Foto: Antenor Pereira/Arquivo CORREIO)

A primeira exibição foi no dia 3 de julho, e o 4x2 na Venezuela marcou o último dos três gols que o folclórico goleiro Higuita fez pela seleção. De pênalti, no gol da Ladeira, ele abriu 1x0. 

Dois dias depois, os colombianos conheceram a primeira derrota na Bahia: 1x0 para o Paraguai.

No dia 7 de julho de 1989, o adversário foi o Brasil, que acabaria campeão na última vez em que sediou o torneio. Era a terceira rodada da fase de grupos, e segundo noticiou o CORREIO na ocasião, o lendário Valderrama foi o melhor jogador no empate por 0x0. Foi o último jogo de Copa América disputado em Salvador.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/serie-baiana-que-revela-salvador-sombria-ja-esta-disponivel-no-amazon-prime/
Produção tem roteiro e direção de Julia Ferreira, baiana que estudou cinema em Londres e Madri
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/netos-de-luiz-gonzaga-divulgam-nota-de-nojo-por-uso-de-musica-em-live-de-bolsonaro/
Jair Bolsonaro convidou o presidente da Embratur para tocar durante a live da última quinta
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-da-lapinha-falam-ao-contrario-e-tem-um-dialeto-o-gualin/
Há meio século, falar ao contrário é considerado sinal de pertença para os moradores “raiz” do bairro da Lapinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/elza-soares-aos-90-e-cheia-de-projetos/
Cantora lança releitura de 'Juízo Final' e faz live neste sábado (4), com participação de Flávio Renegado
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/como-tratar-a-dor-da-chikungunya-entenda-fases-da-doenca/
Registro de casos aumentou 440% na Bahia nos últimos seis meses; sintoma pode se tornar crônico e durar anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cheias-de-bossa-bebel-gilberto-lanca-parceria-com-martnalia/
Confira também o clipe Hipnose, de Larissa Luz, e a canção Caxixi, de Mariene de Castro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-o-video-filha-interrompe-entrevista-por-videochamada-e-vira-sensacao-nas-redes/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bia-doria-e-val-marchiori-geram-revolta-ao-falar-de-sem-teto-gostam-de-ficar-na-rua/
Socialite e primeira-dama do estado de SP disseram que pessoas não vão para abrigos pois 'não querem responsabilidades'
Ler Mais