Argentina e Colômbia voltam a jogar em Salvador após três décadas

Duelo entre colombianos e argentinos abre a Copa América na capital baiana

Publicado em 13 de junho de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Carlos Catela/Arquivo Correio

Protagonistas do primeiro jogo na Arena Fonte Nova na Copa América 2019, sábado (15), às 19h, Argentina e Colômbia já jogaram em Salvador. Porém não se enfrentaram em nenhuma das quatro partidas disputadas na antiga Fonte Nova, na década de 1980. 

A Argentina foi derrotada por 2x1, em amistoso realizado em 5 de maio de 1985, gols de Alemão, Careca e descontando Burruchaga, que seria campeão mundial no ano seguinte, no México. Os argentinos jogaram sem Maradona porque a Napoli não liberou.

O gol de Careca, marcado de meia-bicicleta, não foi o único destaque do clássico. Teve gramado enlameado pela chuva, três expulsões no segundo tempo e renda recorde para a época (CR$ 490 milhões e 8 mil), fruto do público de 77.852 pagantes.

Já a Colômbia atuou em Salvador quatro anos depois, em 1989. Assim como agora, foi pela Copa América. Os colombianos jogaram três vezes na cidade, que foi sede do Grupo A junto com Recife. Geovani tenta tomar a bola de Valderrama em Brasil x Colômbia, em 1989; Dunga observa o lance (Foto: Antenor Pereira/Arquivo CORREIO) A primeira exibição foi no dia 3 de julho, e o 4x2 na Venezuela marcou o último dos três gols que o folclórico goleiro Higuita fez pela seleção. De pênalti, no gol da Ladeira, ele abriu 1x0. 

Dois dias depois, os colombianos conheceram a primeira derrota na Bahia: 1x0 para o Paraguai.

No dia 7 de julho de 1989, o adversário foi o Brasil, que acabaria campeão na última vez em que sediou o torneio. Era a terceira rodada da fase de grupos, e segundo noticiou o CORREIO na ocasião, o lendário Valderrama foi o melhor jogador no empate por 0x0. Foi o último jogo de Copa América disputado em Salvador.