Ariana Grande, uma pequena grande cantora pop no topo do mundo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hagamenon Brito
  • Hagamenon Brito

Publicado em 25 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Desde a sua estreia com o álbum Yours Truly (2013), quando apresentou ao mundo a sua marcante presença vocal a cantar uma mistura pop de R&B e música eletrônica, a cantora e atriz americana Ariana Grande, 25 anos, não para de surpreender positivamente.  Ariana Grande, 25 anos: mais madura no ótimo álbum Thank U, Next, primeiro lugar na Billboard e três singles nos primeiros lugares do Hot 100, feito que não era conseguido desde The Beatles, em 1964 (Foto/Divulgação) Seis meses depois de lançar o seu quarto e vitorioso álbum, Sweetener (2018), a cantora brilha com o ainda melhor Thank U, Next (Universal). O trabalho está em primeiro lugar na parada de álbuns da Billboard (EUA) e emplacou simultaneamente as canções (7 Rings, Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored e Thank U, Next) nos três primeiros postos da lista de singles da mesma revista.

Do alto do seu 1,58m, devidamente acrescido de saltos altos, Ariana tornou-se a primeira mulher a conquistar tal feito na ranking musical mais importante do planeta. Aliás, ninguém fazia isso desde The Beatles, em 1964.

Mas o que tem mesmo de especial o novo álbum em relação a Sweetener? Em músicas como The Light Is Coming, No Tears Left to Cry e Breathin, Sweetener mostrou aos fãs da cantora que os tempos ruins, no amor ou em outras situações da vida, são temporários.

A mensagem era importante e tinha a ver com o relacionamento difícil de Ariana com o rapper Mac Miller, a quem namorou durante um ano e meio e que morreu de overdose em setembro de 2018 (eles haviam terminado em maio).

Entretanto, parece que Sweetener estava escondendo um pouco algo, se contentando com motivação e bom ânimo para evitar o desconforto da vulnerabilidade. Thank U, Next é mais maduro e mais sincero. A garota cresceu de vez. É um trabalho sobre conseguir que outras pessoas meçam suas expectativas em relação a você.

Fake Smile, por exemplo, é uma grande canção na qual Ariana fala honestamente sobre as armadilhas de ser uma figura pública, os eventos que ela prefere evitar, o desfile de manchetes desanimadoras sobre sua vida privada e a sensação de que, ao mesmo tempo que está feliz com a carreira, ela está esgotada com o estresse que vem junto com isso.

Acompanhando o seu crescimento como compositora, Ariana acerta ao evitar os maneirismos e elementos de hip hop que Pharrell trouxe para o disco anterior e regressa ao puro R&B pop de produtores como Max Martin e TB Hits. Os elementos de hip hop quando aparecem agora têm uma abordagem minimalista.

***

5 FATOS SOBRE ARIANA GRANDE

1. É a primeira mulher a ter três singles simultaneamente nos três primeiros postos da parada Billboard Hot 100, fato inédito desde 1964, quando ocorreu com The Beatles. E o álbum Thank U, Next está em primeiro lugar na Billboard 200. 

2.  Americana de origem italiana, Ariana Grande-Butera mede 1,58m e, por isso, é viciada em saltos altos.

3. Mariah Carey, Whitney Houston, Madonna, Christina Aguilera, Britney Spears, Alicia Keys, Beyoncé e Amy Winehouse são inspirações. 

4. Em 22 de maio de 2017,  um ataque terrorista no fim de um show de Ariana em Manchester, na Inglaterra, matou 22 pessoas e hospitalizou 112. 

5. Ariana é a cantora mais ouvida atualmente no Spotify, com mais de 48 milhões de ouvintes mensais.

***

VEJA OS VIDEOCLIPES DE 7 Rings, Break Up With Your Girlfriend, I’m Bored e Thank U, Next

***

UMBRELLA ACADEMY É UM BOM VÍCIO NA NETFLIX Adaptação da premiada HQ do roteirista Gerard Way (ex-vocalista da My Chemical Romance) e do desenhista brasileiro Gabriel Bá, a série The Umbrella Academy, da Netflix, conta a história de uma excêntrica e disfuncional família de heróis, da infância à fase adulta. A morte do bilionário pai adotivo das crianças leva o grupo a reunir-se de novo na mansão onde moram a Mãe, que é um robô, e o mordomo Pogo, um chimpanzé. Com dez episódios e um bom elenco que inclui Ellen Page (Juno) e a cantora Mary J. Blige, a série é um drama pop com ação, profundidade, ironia, muita personalidade e trilha sonora inspirada.

Veja o trailer