Arraiá marca inauguração de nova sede do Abrigo D. Pedro II

Novo espaço em Piatã oferece segurança e qualidade de vida para 60 idosos atendidos

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 20 de junho de 2018 às 21:37

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Com comida junina, muita música e arrasta-pé, os idosos do Abrigo D. Pedro II comemoraram nessa quarta-feira (20) a inauguração da nova sede em Piatã. “É mil vezes mais confortável que o antigo”, conta Antônio Torres, 69 anos, que está no abrigo há cerca de 20 anos. Eles dançaram quadrilha, cantaram e até uma colega sanfoneira animou a farra. Antônio lembra que o prédio do abrigo antigo, no bairro de Boa Viagem, não era adequado. “O prédio é lindo, por fora tá tudo bem, mas dentro tava horrível”, diz ele, citando goteiras e a falta de acessibilidade do local. O prédio antigo passará por reforma, financiada pela prefeitura e governo federal. O novo espaço em Piatã, entregue pelo prefeito ACM Neto, oferece segurança e qualidade de vida para os 60 idosos atendidos. “Temos aqui quartos adequados, com banheiros adaptados para idosos, rampas de acesso e elevadores, ou seja, todo o aparato de segurança e acessibilidade para eles, e ainda tem a piscina”, diz Maria Augusta Lima, sub-gerente do abrigo. O D. Pedro II é administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos de enfermagem, dentista e assistentes sociais, além de profissionais responsáveis pelas atividades sociais e de lazer, como oficinas de artesanato. Todo o atendimento é gratuito.

Novo espaço O secretário Isnard Araújo, titular da Semps, diz que o prefeito ACM Neto tem sido “extremamente exigente” com as questões relacionadas ao abrigo. “Hoje começamos um novo trabalho com nossos vovôs e vovós. A ideia é que tenhamos aqui um trabalho de excelência, tratando eles com todo cuidado e atenção para que se sintam felizes”, falou o secretário.  O prefeito esteve na inauguração e declarou que Salvador não seria a cidade que é se não tivesse contado com o esforço dos idosos ali presentes. “Não tem vitória da seleção e nem um bom forró que possa trazer tanta alegria quanto a que estou sentindo hoje”. Ele explica que os idosos e seus familiares foram ouvidos na escolha da nova sede do D. Pedro II.

“Dou graças a Deus que não fiquei só, fiquei com esse povo daqui”, diz Antônio, que não tem nenhum familiar vivo. Ele conheceu o abrigo como voluntário. Além de capelão da Capela Santa Izabel, localizada no prédio da Boa Viagem, ele era cuidador dos idosos.

“Acho um pouco distante, mas tá todo mundo se acostumando com a mudança. Eu gostava de sair na rua para paquerar, agora não sei como vou fazer”, ele brinca. A prefeitura analisou outros locais, mas não considerou adequados.Patrimônio A decisão sobre a transferência dos idosos foi tomada após audiência pública realizada entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Procuradoria Geral do Município, no dia 5 de dezembro.  O prédio do Abrigo D. Pedro II, que completará 131 anos em julho, precisa de reformas estruturais. Os reparos, no entanto, não poderiam ser realizados imediatamente, já que a prefeitura precisa de autorização e orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por se tratar de um imóvel tombado pelo órgão. “Queríamos muito recuperar aquele imóvel, um dos mais antigos da cidade e patrimônio histórico e cultural de Salvador, mas não tínhamos condições de viabilizar”, explica ACM Neto. A prefeitura fez um estudo de recuperação, que estimou o valor da reforma e adaptação do local em cerca de R$ 60 milhões.  “O prédio é lindo, à beira-mar, mas a gente não tinha espaços adequados e estávamos inadequados também às normas estipuladas pelo Ministério da Saúde”, explica a subgerente do abrigo, Maria Augusta Lima. Segundo funcionários, o prédio histórico teria servido de casa de veraneio para Dom Pedro II, antes de virar Abrigo de Mendicidade, em 1887. Em 1943, o lugar passou a ser de exclusividade dos idosos. 

Comemoração No verão, os idosos vão poder usufruir da piscina instalada na casa de Piatã, onde serão desenvolvidas atividades esportivas e de hidroterapia. “Eu quero entrar na piscina com ele”, diz dona Sátira, de 101 anos, se referindo a Jairo Marques, musicoterapeuta do abrigo.  “Ela não falava e depois de dois anos de terapia aqui no abrigo voltou a falar”, conta o professor e crush de dona Sátira. O par era o mais animado do forró de inauguração, e a cadeira de rodas da moradora do abrigo não impediu a movimentação no salão.  “O espaço tá muito, muito bom! O cuidado com eles aqui será ainda melhor!”, diz Jairo, sem parar de dançar com seu par. “Eu sou muito ciumenta”, brinca dona Sátira, que mora no abrigo desde “muito tempo, tanto que nem lembro mais”.  Dona Sátira, moradora do abrigo, e o musicoterapeuta Jairo Marques não desgrudaram nem para falar com o CORREIO (Foto: Raquel Saraiva/CORREIO) A assistente social Aurea Vasconcelos diz que a assistência aos idosos será facilitada no novo local. “O prédio é melhor, tem estrutura boa, que não oferece risco, e todo mundo fica mais próximo, o que facilita a atenção rápida e adequada”. Após ter passado por adequações estruturais, o novo local recebeu a vistoria da Vigilância Sanitária e a visita de representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Defensoria Pública do Estado e do MP-BA. Todos emitiram parecer favorável.*sob orientação da editora Tharsila Prates