Artilheiro do Vitória, Neílton busca primeiro gol em Ba-Vis

Camisa 10 do Leão já disputou cinco clássicos e não venceu nenhum

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 20 de julho de 2018 às 13:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

Neílton já marcou 25 gols com a camisa do Vitória, mas nenhum deles foi comemorado em Ba-Vis. No domingo (22), o atacante vai disputar o sexto clássico baiano da carreira e terá mais uma oportunidade para estrear as redes.

"Todo jogador pensa em fazer gol em clássico. Ainda não saiu, mas venho ajudando da melhor maneira. O gol sai naturalmente. Eu estou aqui para ajudar o Vitória a sair com a vitória no clássico, fora de casa. Espero que o gol saia nesse domingo", comenta o artilheiro do Leão na temporada, com 18 gols em 35 jogos. 

A partida contra o principal rival terá início às 16h, na Fonte Nova, e marca a reestreia de Neílton no Brasileirão. Suspenso, ele não esteve em campo na 13ª rodada, quando o campeonato recomeçou após a Copa do Mundo. Do camarote do Barradão, viu os companheiros vencerem o Paraná por 1x0, na quarta-feira (18).

O resultado diante do Paraná fez o rubro-negro somar 15 pontos e pular da 16ª para a 13ª posição. "Se a gente conseguir uma vitória no clássico, a gente dá um salto na tabela. Temos que pensar nisso. Uma vitória pode nos colocar na primeira parte da tabela", projeta Neílton.

Vencer o clássico também significa manter o rival, adversário direto na luta contra a degola, em posição inferior na tabela e dentro da zona de rebaixamento. Com 13 pontos, o Bahia é o 17º colocado.

Mais do que isso. Vencer a segunda partida consecutiva pode reforçar a confiança. "Os três pontos vão ser importantes para nós. Nossa equipe vinha de desconfiança. Agora, voltamos a vencer e temos um jogo fora de casa. Vencer um clássico dá confiança", pontua o atacante.Apesar do Bahia viver situação mais delicada na Série A, Neílton rejeita favoritismo. "De jeito nenhum. É um jogo fora de casa e a gente sabe que não tem favoritismo. A gente tem que pensar no domingo em fazer o jogo da nossa vida. A equipe deles perdeu o título (da Copa do Nordeste), vem de empate contra a Chapecoense, mas no clássico é vida em campo. Acho que isso vai fazer a diferença no clássico". Camisa 10 do Vitória, Neílton quer acabar com dois tabus de uma só vez. Ele não apenas nunca marcou gols em Ba-Vis como também nunca venceu o clássico. Em 2017, ano em que chegou à Toca do Leão para a disputa da Série A, o atacante entrou no decorrer do empate em 0x0, no Barradão. Depois, perdeu o jogo de volta por 2x1 na Fonte Nova.

Este ano, foram três clássicos disputados, todos pelo Campeonato Baiano. Amargou três derrotas (3x0, 2x1 e 1x0) e viu o rival erguer a taça estadual. No domingo, Neílton quer ajudar a escrever uma história diferente. "Estou com muita vontade de jogar. Agora posso estar retornando e, se Deus quiser, estar retornando às redes também. Vai ser um grande jogo".

Além de Neilton, o Leão terá o retorno do meia Yago, que também retorna de suspensão. Por outro lado, tem um desfalque garantido e outro possível no Ba-Vi. O centroavante André Lima recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Paraná e está fora. Já o lateral-direito Jeferson não treinou com o elenco pelo segundo dia consecutivo e é dúvida.