Artista plástico Vik Muniz abrirá duas exposições em Salvador

Mostras Handmade e Imaginária ficarão em cartaz na Paulo Darzé Galeria e no Museu de Arte Moderna, respectivamente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2019 às 15:19

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Divulgação

Um dos artistas plásticos brasileiros mais conhecidos internacionalmente, Vik Muniz abrirá, nesta semana, duas exposições em Salvador. A primeira, intitulada Handmade, terá lançamento nesta quinta-feira (4), na Paulo Darzé Galeria, enquanto a segunda, batizada de Imaginária, chegará à capital baiana a partir de sexta-feira (5), no Museu de Arte Moderna.

Em Handmade, não há obras realizadas a partir de imagens conhecidas, nem referências a materiais mundanos, comuns nos trabalhos de Vik, mas sim o foco na arte abstrata. "A exposição mostra um artista diferente e que sou eu ao mesmo tempo", diz.

Repetição, ritmo, profundidade, espaçamento, cores primárias ou gradações sutis de cinza e preto compõem o projeto. Os trabalhos são resultado de um processo híbrido, com elementos artesanais ou físicos – sobretudo pintura e colagem – com fotografia digital de alta resolução.  A obra Cidade Alta estará na mostra Handmade (Foto: Divulgação) A abertura será quinta-feira (4), das 19h às 22h, na Paulo Darzé Galeria (Rua Dr. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória), e ficará em cartaz por lá até o dia 10 de agosto.

Já o Museu de Arte Moderna (Solar do Unhão, Av. Contorno) recebe a exposição Imaginária. Na mostra, estarão trabalhos de criados a partir de milhares de recortes de catálogos de exposições, revisitando a arte sacra, através das figuras dos santos. 

"Os santos, exemplos de pessoas que colocaram a sua fé acima da própria vida, sempre exerceram um enorme fascínio nas mentes artísticas. Não é por coincidência que a história da arte esteja tão relacionada à história da fé", fala Vik.

"Grande parte do que admiramos na história da arte está objetivamente relacionada à arte sacra e, subjetivamente, ao ato de acreditar. Eu, como artista contemporâneo, sempre ansiei compartilhar os temas que tanto colaboraram para o desenvolvimento da cultura das imagens", finaliza.

No MAM, a mostra Imaginária terá temporada desta sexta-feira (5) até o dia 31 de agosto.