Artistas comemoram título de Cidade da Música recebido por Salvador

salvador
12.12.2015, 14:15:00

Artistas comemoram título de Cidade da Música recebido por Salvador

Reconhecimento foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Do axé e do samba-reggae, da MPB  e do pagode, do arrocha e do rock. Quando a mistura de sons toma as ruas de Salvador, até quem é ruim da cabeça e doente do pé tenta mostrar o seu gingado. Os sons, as festas,  os talentos que aqui nasceram e os que se tornaram parte da paisagem rítmica fizeram com que a capital baiana conquistasse, ontem, o título de Cidade da Música. O reconhecimento foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e torna a capital da Bahia a primeira cidade brasileira a conquistar o título. A honraria foi comemorada pelos artistas.

O reconhecimento foi concedido seis meses após a Prefeitura lançar a candidatura ao título. Com a nomeação,  a cidade passa a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco no âmbito musical.

(Foto: Arisson Marinho/ Arquivo CORREIO)

A rede é composta por sete áreas  temáticas, que englobam o artesanato, artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Além de Salvador, outras 18 cidades possuem o título de Cidade da Música, a exemplo de Sevilha (Espanha), Kingston (Jamaica) e Liverpool (Reino Unido). 

Segundo Jorge Khoury, gestor do Escritório Salvador Cidade Global, responsável pelo projeto, o reconhecimento possui, além da importância cultural, relevância social e econômica. “O título abre espaço para que tenhamos uma projeção internacional ainda maior. Isso atrairá mais turistas e investidores para essa área”, avaliou. 

Além de intercâmbios com as outras cidades musicais, Salvador vai criar novos projetos voltados para a arte, como a construção do Museu da Música, previsto para ser entregue em 2017, segundo Khoury (ver mais ao lado).  

América Latina
Salvador é a segunda cidade da América Latina a receber o título, sendo nomeada após Bogotá, na Colômbia. Assim como a capital baiana, Brasília também lançou candidatura, mas não foi contemplada. Além de Salvador, Santos (SP) foi reconhecida como Cidade do Filme e Belém (PA) foi nomeada Cidade da Gastronomia, nesta nova leva de titulações.

A notícia foi comemorada pelo prefeito ACM Neto, que dedicou o título aos músicos e instrumentistas baianos. “Os cantores, instrumentistas, compositores e todos que estão envolvidos com a música merecem este título porque levam a nossa história e cultura para o mundo”, declarou. 

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça, o reconhecimento ampliará a possibilidade de desenvolvimento de projetos culturais voltados para a música. “O título reafirma o que nós já sabíamos: que Salvador é uma cidade que respira música e carrega isso em sua história. Com isso, teremos a possibilidade de fortalecer ainda mais o cenário”, citou. 

Artistas comemoram
O reconhecimento concedido pela Unesco também foi celebrado por artistas locais, a exemplo do padrinho da campanha pelo título, o cantor e compositor Carlinhos Brown. “A educação musical também nos coloca numa função de cidade educadora. Então, que tal estudarmos mais, ensaiarmos mais e nos encontrarmos mais para que possamos retomar os nossos tambores às ruas? Façamos dessa cidade a expressão do que ela realmente é”, disse.

A cantora e compositora Daniela Mercury considerou  a condecoração legítima. “Acho extremamente justo, fantástico para a cidade. A música é a identidade da Bahia, como diria Jorge Amado, e assim como a arte, ela nasce da rua. É na música que a cidade se mostra para o Brasil e para o mundo. São notas que embalam multidões, melodias que inspiram alegria”, comemorou. 

Para Vovô do Ilê, fundador do bloco afro Ilê Aiyê,  a nomeação pode ser uma oportunidade para que a criatividade dos artistas locais seja mais valorizada. “Espero que com esse reconhecimento haja destaque para a diversidade de ritmos e gêneros que são produzidos aqui. São várias as vertentes da nossa musicalidade e a música afro, a música negra, deu uma contribuição muito grande para que isso acontecesse”. 

As cantoras Aline Rosa e Larissa Luz também celebraram o título. “Salvador, agora, é a única cidade do país com esse título e espero que possa atrair mais investimentos e olhares curiosos para o nosso cenário musical”, comentou Aline. “O título traz mais possibilidades ainda para essa expansão de uma outra música baiana”, completou Larissa.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-lanca-o-lover-o-setimo-album-de-sua-carreira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/banda-paulista-o-terno-apresenta-novo-album-no-tca-nesta-sexta-23/
Disco <atrás/além> é o quarto da carreira do trio liderado por Tim Bernardes
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/rita-beneditto-apresenta-tecnomacumba-no-ic-encontro-de-artes/
Show acontece no Goethe-Institut nesta sexta (23), às 20h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/suspeito-de-golpe-milionario-tem-prisao-preventiva-decretada-na-bahia/
Homem mentiu para a família e disse que ficou rico após ganhar na Mega-Sena
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/skatista-de-11-anos-pode-representar-o-brasil-na-olimpiada/
Rayssa Leal estará em Lauro de Freitas neste fim de semana para disputar Circuito Brasileiro de Skate
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-gil-e-carlinhos-brown-agitam-a-semana-do-clima/
Artistas defenderam o meio ambiente e a luta pela preservação da natureza
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-colocar-fogo-em-onibus-homem-se-esfaqueia-em-copacabana/
Vídeo mostra veículo tomado por fumaça; suspeito tem passagem por homicídio
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/transito-na-acm-sera-modificado-a-partir-do-proximo-dia-31-veja-o-que-muda/