Artistas e autoridades lamentam a morte de Makota Valdina

Olívia Santana, Zulu Araújo, Lázaro Ramos e Tia Má publicaram mensagens de despedida nas redes sociais

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de março de 2019 às 09:48

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Larissa Pádua

Artistas baianos e autoridades lamentaram nesta terça (19), a morte da educadora, líder religiosa e militante da causa negra, Makota Valdina, 75 anos. Makota morreu durante a madrugada, no Hospital Teresa de Lisieux, onde estava internada há um mês. Ela teria dado entrada na unidade com dores causadas por pedras no rim,  mas, durante a internação foi constatada um abcesso no fígado. No domingo, Makota sofreu uma parada cardio-respiratória e entrou em coma.

Por meio de nota, o governador da Bahia, Rui Costa, se solidarizou com os "familiares, amigos e companheiros de luta". Outras autoridades também expressaram pesar por meio de mensagens nas redes sociais, como a deputada Olívia Santana e o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. Lázaro Ramos e Tia Má também exaltaram o legado da líder religiosa. (Foto: Larissa Pádua) Veja a repercussão da morte de Makota Valdina:

Rui Costa - Governador da Bahia

Ela disse que lutaria até o final da vida por "justiça, igualdade, paz e pela liberdade", e assim ela fez. Hoje, com muita tristeza, nos despedimos da educadora e líder religiosa Makota Valdina, uma das mais importantes militantes dos direitos das mulheres e da população negra no Brasil. Uma mulher que sempre esteve à frente do seu tempo e lutou contra a intolerância religiosa, exigindo respeito e garantindo visibilidade ao Candomblé. Aos familiares, amigos e companheiros de luta, meus sentimentos. Que a Bahia continue sendo uma terra de resistência e luta pelo que consideramos essencial: paz, respeito e amor.

Zulu Araújo -  Diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC)

E LÁ SE FOI MAKOTA VALDINA PARA O ORUN:

Figura emblemática da luta contra o racismo na Bahia, militante incansável no combate a intolerância religiosa, educadora no sentido pleno da palavra, pois educava o nosso povo para conhecer nossa história, valorizar a nossa cultura e respeitar a diversidade.

Axé Makota Valdina.

Olívia Santana - Deputada Estadual

Dia de grande perda e dor. Na madrugada de hoje, faleceu a nossa grande militante da luta antirracista e de enfrentamento à Intolerância religiosa, a amada Makota Valdina Pinto.  Essa mulher, de corpo pequenino, tinha uma imensa estatura política. Uma voz altiva, qualificada, que agregava em torno de si toda a militância do movimento negro. Ela era o nosso ponto maior de consenso. Todo mundo respeitava Makota e se sentia representado por ela. Diante de governadores, presidentes, qualquer autoridade política, ela dava o recado, largava o verbo traduzindo nossos gritos de alerta, de reivindicação de uma vida sem racismo, sem intolerância e com justiça social.  Sempre presente em todos os atos, em todas as lutas, que dissessem respeito à defesa dos direitos da população negra, fez discursos corajosos, memoráveis, em diversos atos políticos contra o golpe e contra Bolsonaro.  Ela que era cabdomblecista, da nação Angola, se foi agora para o Orum, nos braços dos caboclos, dos seus nkisis, transformando-se em uma nova energia, uma nova forma de força para as nossas lutas. Vai Makota, brilhe sobre a nossa estrada, nos levando à vitórias nas nossas batalhas por um país melhor.  Obrigada por tudo de bom que fez por nós.  Asé! (Foto: Reprodução/ Facebook) Nelson Pretto - Professor da Universidade Federal da Bahia

Completamente abalado, acabo de saber da morte da querida Makota Valdina.

Querida guerreira, companheira no Conselho de Cultura e tantas vezes minha conselheira e amiga. Mulher forte, de uma presença que jamais será esquecida.

Querida Makota, descanse e saiba que aqui, continuaremos a sua luta.  Deixo aqui a nossa singela homenagem com esse pequeno VT do projeto "Memória em vídeo da Educação na Bahia". Tivemos a enorme alegria de recebê-la na Faculdade de Educação da UFBA muitas vezes para receber seus ensinamentos. Makota Valdina, sempre presente

Tia Má - Jornalista e digital influencer

Imagine alguém que passou a vida lutando pelo direito q vida de outras pessoas! Alguém sempre disposta a lutar para transformar essa sociedade em um lugar mais justo e igualitário! Essa pessoa tem nome Valdina Pinto, mas foi com o seu cargo no axé que se tornou conhecida internacionalmente: Makota Valdina... seu nome era sinônimo de excelência na luta pelos direitos humanos! Serena, disciplinada, gentil, afetuosa, aguerrida, sábia, era doutora na arte de incentivar outras pessoas a seguirem em frente! Que honra a minha...ter tido essa senhora na minha vida e ainda ter escutado dela...que eu tenho um caminho para trilhar e ela estava me observando! Axé! Quem tem legado é imortal! #makotavaldina #representatividade #axe #candomble

Lázaro Ramos - Ator

Se foi hoje uma grande educadora, lider religiosa e querida amiga. Makota Valdina. Em cada lugar que passava despejava sabedoria. A primeira vez que nos encontramos foi na casa dela, a primeira coisa que ela fez questão foi me mostrar seus escritos sobre o poder das folhas. Um registro unico. E nesse dia me falou sobre a natureza e a nossa relação espiritual com ela e de como deviamos respeita-la. Uma voz singular e que com suas aulas, palestras ou nos papos rotineiros nos alimentava com autoestima e conhecimento. Do que mais precisamos? Obrigado Makota. Seguirei com você.