Artistas e baianos devem divulgar o melhor do estado, dizem especialistas

agenda bahia
13.10.2013, 20:59:00
Atualizado: 20.07.2017, 21:12:33

Artistas e baianos devem divulgar o melhor do estado, dizem especialistas

Tratar bem o visitante e falar bem da sua terra podem trazer mais riquezas para todos os baianos

O boca a boca sempre foi a melhor propaganda. Em tempos de internet, as redes sociais deram uma dimensão global para os melhores - ou mais polêmicos – comentários e, assim, uma marca, um destino ou um artista podem ir do céu ao inferno em poucas horas. Durante o primeiro seminário do Fórum Agenda Bahia deste ano, Muito Além da Copa, tema de Desenvolvimento Turístico, os especialistas convidados defenderam uma nova campanha para estimular o brasileiro a receber de braços abertos os visitantes estrangeiros. Mais do que isso: incentivar o povo a ser o melhor marqueteiro do Brasil com os turistas nos bares, nas esquinas do mundo, nas mídias sociais.

Ricardo Freire, criador do blog Viaje na Viagem (Foto: Evandro Veiga/CORREIO)

“Precisamos ser embaixadores do país, embaixadores da Bahia”, defendeu Ricardo Freire, publicitário e criador do site Viaje na Viagem, que abriu o seminário na Arena Fonte Nova. “Lá fora, ninguém fala mal da sua terra”, observou. Freire lembra que cada dólar deixado no país alimenta uma cadeia importante da economia brasileira - de hotéis, táxis a baianas de acarajé. Ainda mais na Copa do Mundo, que tanto a Bahia quanto o país estarão na vitrine do mundo.

Também palestrante do Agenda Bahia, o empresário Guilherme Paulus lançou uma outra ideia: os artistas baianos deveriam se unir para levantar a autoestima da cidade. Criador da CVC, maior agência de turismo da América Latina, e hoje presidente do Grupo GJP, Paulus tem a convicção de que a Bahia pode se tornar o principal destino turístico do país. Mas, para isso, precisa investir em serviço e infraestrutura.

O Fórum reuniu ainda os três secretários deTurismo (dos governos municipal, estadual e federal) que prometaram uma série de medidas para uma nova era para o turismo baiano. O conteúdo de todas as palestras e dos painéis está neste caderno.

O Fórum Agenda Bahia está só começando. Dia 6 tem mais: dessa vez na Federação das Indústrias do Estado da Bahia - Fieb. Até lá.

Soluções para a Bahia

O diretor-executivo do jornal CORREIO, Luiz Alberto Albuquerque, abriu a quarta edição do Agenda Bahia, na terça-feira, na Arena Fonte Nova. “As discussões do Agenda Bahia acabam apontando caminhos importantes para o estado. O nível das discussões é sempre muito alto. As contribuições são sempre relevantes. O saldo desse seminário foi muito positivo”, afirmou o executivo, que acompanhou as palestras e debates sobre Desenvolvimento Turístico, tema do primeiro seminário. Na plateia, 250 pessoas entre empresários, autoridades, executivos e trade turístico.

O primeiro seminário da quarta edição do Fórum Agenda Bahia foi realizado na Arena Fonte Nova, que será o palco dos jogos da Copa do Mundo em Salvador. “Pela primeira vez, nós fizemos o evento fora das instalações da Fieb, nosso parceiro desde o primeiro momento do Agenda Bahia. Este local, este equipamento, vai muito além da Copa. É um divisor de águas para a cidade de Salvador, para o estado da Bahia”, afirmou Luiz Alberto Albuquerque, que destacou ainda o caráter multiuso da Arena, onde podem ser realizados jogos de futebol e até eventos religiosos.

Os próximos seminários serão realizados na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), parceira do Agenda Bahia, no Stiep, como acontece todos os anos.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas