Artistas lamentam morte de João Gilberto: 'Maior gênio da música brasileira'

variedades
06.07.2019, 17:06:51
Atualizado: 06.07.2019, 20:33:37
(Foto: AFP)

Artistas lamentam morte de João Gilberto: 'Maior gênio da música brasileira'

Cantor morreu neste sábado aos 88 anos

Artistas e famosos lamentaram neste sábado (6) a morte de João Gilberto, baiano que revolucionou a música com a bossa nova. A cantora Gal Costa postou uma foto em que aparece tocando violão ao lado de João. "Maior gênio da música brasileira", escreveu a baiana.

Arthur Xexéu, comentarista - "Existe uma música brasileira antes de João Gilberto e uma outra depois de João Gilberto"

Baby do Brasil, cantora -  "Hoje é um dia de reflexão ... lá se foi para a Glória o nosso João!  E nos deixou suas canções e o seu violão! Nos deixou as melhores recordações de grandes momentos e de grandes ensinamentos ! O mestre João Gilberto, um marco na historia da nossa música! Um inovador ! O Criador da “Bossa Nova”! Um Gênio da Música brasileira! E nós, eu, e os meu irmãos dos Novos Baianos, recebemos muitas preciosas lições, nas madrugadas ....as suas nobres influências! Quero compartilhar com todos esse nosso amor e agradecimento por tê-lo em nossas vidas! Por tanto amor e carinho que ele teve por cada um de nós, e agradecer a Deus por termos ganho tamanho presente na nossa historia! Fomos tremendamente abençoados por sua vida, somos suas crias! As promessas de Deus por Jesus Cristo, o Senhor dos senhores, é que há uma “Morada Celestial” para os filhos de Deus! E pela Graça de Cristo conquistada na Cruz do Calvário ele está sendo recebido pelo amor do nosso Pai ! Aqui na terra a saudade já é grande, e o desejo de vê-lo mais uma vez nos emociona, e constrange! Há um choro preso na garganta.., mas lá no céu, é Festa! Agora João vai tocar para o Grande Coliseu Celestial! Ele foi para lá... para a Santa Cidade citada no livro de Apocalipse! “E vi um novo céu é uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram , e o mar já não existe.” E eu, Joao, vi a santa cidade,a nova Jerusalem, que de Deus descia do céu...” “ Ali, Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte nem pranto, nem clamor nem dor.... ....nem maldição alguma... E a cidade não necessita de sol nem de Lua, para que nela resplandeçam, porque a Glória de Deus os alumiará, e Reinarão para sempre! (Apocalipse 21:2,4,23 / 22: 3,4,5 ).  É Festa no Céu!"

Caetano Veloso, à Globo News - "Acabo de saber que João Gilberto morreu. É um acontecimento de imensa importância para mim. Porque, tudo somado, João Gilberto é, no meu ponto de vista, o maior artista de todos. No momento exato, preciso da minha vida, ele apareceu dando sentido mais profundo à percepção das artes em qualquer estágio. Nem sei o que dizer pelo fato de que ele deixou de existir como pessoa física."

Charles Gavin, músico, à Globo News - "Um legado insubstituível. Nos últimos anos, as pessoas se apegaram a ele ser uma pessoa introspectiva, excêntrica, mas ele é um dos artistas mais extraordinários da sua geração. Ele inventou a batida da bossa nova. A música brasileira tem este marco com João Gilberto, que traduziu muito bem em seu violão as mudanças estéticas brasileiras -- uma passagem do samba canção para a bossa nova."

Daniela Mercury, cantora - "Ai minha Tristeza e diz a ele que sem ele não pode ser. Um gênio que revolucionou para sempre a música popular brasileira. João criou a Bossa Nova e me influenciou imensamente. Um dia ele me disse que eu era de sua família. E sou mesmo. Ele ensinou todos nós a cantar da forma mais bela do mundo. Vá em paz, mestre!"

Ed Motta, cantor - "Um capítulo seminal da arte desse planeta descansa hoje. Que artista imenso, descanse em paz mestre supremo #joaogilberto"

Esporte Clube Bahia - "Da Bahia para o mundo! Nascido no mesmo ano do Esquadrão, morreu aos 88 com legado inestimável. "Saudade fez um samba em seu lugar". #JoãoGilberto #BBMP."

Fafá de Belém, cantora, durante show em Campos do Jordão -  "Dedico essa apresentação a um homem que é o pai da Bossa Nova. Vamos dedicar as músicas dessa apresentação a ele que morreu hoje, mas que deixou um legado. Ele fez a bossa nova ser reconhecia no mundo inteiro."

Gal Costa, cantora - "Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto. Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo".

Gilberto Gil, cantor - "Para João, a música, a poesia e o amor"

Glória Perez, autora de novelas -  "Ele cantou a paz, o amor, a delicadeza... tempos que já vão longe!"

J. Velloso, cantor - "Tristeza, dessas que a gente fica esperando e sofrendo. Assim a vida vai sendo, só havendo sentido ao saber da existência de algumas pessoas"

João Donato, pianista e arranjador - "Minha saudade é saudade de você. #joaogilberto" 

Marcelo D2, cantor - "Que descanse em paz João Gilberto!!!"

Márcia Castro, cantora - "O que já deixa eterna saudade. O maior. A leveza e transgressão. O baiano João. Descansa em paz"

Marcos Valle, cantor e compositor - "Nunca o conheci pessoalmente, mas nem consigo disfarçar o impacto que João Gilberto causou na minha vida. Quer dizer, não o conheci pessoalmente, mas falei com ele por telefone por 40 mágicos minutos, onde ele me "pediu" se poderia cantar para mim algumas das minhas canções. E assim foi por tantos, mas ao mesmo tempo, tão poucos minutos, que fiquei a ouvi-lo cantando, Samba de Verão, Gente, Preciso Aprender a Ser Só... Na verdade, posso dizer com firmeza que sim, eu conheci João Gilberto! Vá com Deus, e que ele e toda a música do universo te acompanhe, e obrigado por tudo."

Maria Gadu, cantora - “Melhor do que o silencio, só João” CV. Agora, silêncio e lágrimas. Gratidão, João Gilberto. 6 de julho, um dia triste"

Nelson Motta, jornalista e crítico musical, à Globo News - "Ele influenciou decisivamente a vida e a carreira da minha geração inteira e de todos os grandes cantores e compositores que vieram depois dele, todos eram seus enormes fãs e todos tiveram sua influencia maravilhosa. João Gilberto... te amo, João."

Paulinho Boca, cantor - "Joãozinho descansou. Fica a melhor música feita no Brasil em todos tempos, criada por esse gênio. O inventor do melhor Brasil que o mundo conhece. Vá João e nos deixe tristes, mas orgulhosos da sua história".

Rita Lee, cantora, ao G1 - "João Gilberto me ensinou que eu era uma roqueira com voz de bossanoveira, Jamais vou me esquecer como ele foi generoso comigo, me convidando a participar de um especial na Globo. Um beijo e saudade"

Roberta Sá, cantora -  "João não sabia, mas dormia comigo todas as noites. Me ensinou a gostar de samba, de jazz, de bossa, da Bahia e de Copacabana. João me mostrou o Brasil amoroso. É o melhor dos melhores e assim será, pra sempre. #joaogilberto . @bebelgilberto meu coração inteiro abraça o seu."

Romário, senador - "Música brasileira perde um de seus maiores gênios: João Gilberto. Pai da Bossa Nova, um músico que levou o Brasil para o mais alto patamar da música mundial"

Ruy Castro, escritor, à Globo News - "A perda é monumental não só por tudo que ele fez a partir da bossa nova como por toda a música brasileira que ele tinha dentro da cabeça dele, principalmente na área do samba e do samba-canção, entre 1930 e 1960. João Gilberto sabia tudo, sabia de cor tudo que era importante na música brasileira neste período."

Serginho Groisman, apresentador - "Fui privilegiado em ver muitos shows de João Gilberto. Só com violão , com Tom Jobim, em um Festival de Rock, com orquestra . Perdemos um dos maiores cantores e compositores que tivemos. Buscou a perfeição e conseguiu. Fica em Paz"

Sofia Gilberto, neta de 3 anos, em página administrada pela mãe - "Meu vovô foi o vovô mais amoroso e carinhoso que eu podia ter tido, pedia pra eu irá pra lá todos os dias e quando estava tarde da noite e já estava na hora de eu ir embora, depois de eu já ter passado o dia todo com ele, falava: - mas já vai? Dorme aqui..! Comia pra ficar forte pra brincar comigo! Me dizia sempre que eu era grande e que todo mundo ia gostar de mim. Foi carinhoso não só comigo, mas com meu pai e minhas irmãs, pedia sempre pra Alice ir comigo e adorava ficar de mãos dadas com ela conversando. Amo ele demais e vai estar sempre no meu coração e na minha vida"

(Foto: Reprodução/Facebook)

Virginia Cavendish, atriz - "Pureza, grandeza, delicadeza, imensidão. Tudo junto, tudo lindo. Você sempre fez parte da minha vida e vai continuar fazendo. Obrigada, @joaogilbertooficial . R.I.P. "

Walcyr Carrasco, autor de novelas - "Um dos pais da Bossa Nova e um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil. Descanse em paz! Meus sentimentos aos familiares e amigos"


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/obras-hiper-realistas-de-giovani-caramello-sao-expostas-na-caixa-cultural/
Um dos destaques é Nikutai, com impressionantes 2,5 metros de altura
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/aviao-sobrevoa-cidade-catarinense-com-faixa-pedindo-a-prisao-de-lula-assista/
Em Balneário Camboriú, Bolsonaro teve 82% dos votos válidos no 2º turno da eleição
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/