As armadilhas da Copa do Brasil para os clubes mais tradicionais

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 13 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O novo formato da Copa do Brasil, em vigor desde 2017, pode ser uma armadilha para os clubes mais tradicionais do país, casos de Bahia e Vitória, que não podem tropeçar na rodada de estreia ou voltarão para casa eliminados. É claro que há o benefício de se classificar com o empate, mas convenhamos que decidir a vaga em jogo único, na casa do adversário, com a torcida contra, é um risco tremendo. O ambiente é desfavorável.

Não há mais a segurança do Barradão ou da Fonte Nova para desmanchar uma possível vantagem construída pelos times menores, por isso é preciso que os atletas mantenham o nível de concentração lá em cima durante os 90 minutos. O Leão precisa se impor diante do Moto Club, equipe com quem empatou pela Copa do Nordeste, jogando com os garotos do sub-23. O tricolor não pode dar chance ao Rio Branco, que lidera invicto o Campeonato Acreano.

O risco de uma eliminação precoce na competição é um verdadeiro pesadelo para a dupla Ba-Vi. Além de perder a oportunidade de lucrar com a premiação a cada avanço de fase, os treinadores precisariam lidar com a insatisfação da torcida, que seria recebida de forma distinta nos dois clubes. No Bahia, frustração e revolta por causa do investimento feito pela diretoria no elenco. No Vitória, abalaria ainda mais a imagem do presidente Ricardo David. Em ambos os casos, dor-de-cabeça para os treinadores.

Mas as duas equipes têm total condição de ficar com a vaga para a próxima fase e são favoritas para isso. Gradativamente, o Vitória vai mostrando evolução sob o comando de Chamusca e, sobretudo, poder de reação. Foi importante, do primeiro para o segundo tempo do Ba-Vi, sair do abismo para buscar o empate contra o maior rival. Contra o Bahia de Feira, com os reservas, as entradas de Rodrigo Andrade e Yago colocaram o time nos eixos.

Embora tenha saído vaiado dos dois últimos jogos que fez e precise dar uma resposta, a equipe principal do Bahia tem qualidade para fazer um bom jogo. O domínio sobre Vitória e Liverpool do Uruguai, pelo Campeonato Baiano e Sul-Americana, ficou evidente. É caprichar na hora de colocar a bola para dentro para não passar sufoco. Então, é bola em Gilberto, artilheiro do time na temporada, com seis gols em seis partidas.

Olho no Tremendão O Bahia de Feira não lidera o Baianão à toa. A equipe, que somou quatro pontos contra a dupla Ba-Vi, é organizada tanto para se defender quanto para atacar, tem uma boa bola parada, jogadores experientes e um treinador que sabe o que faz (Barbosinha). Além dos experientes Bruninho, Deon e Jarbas, vale ficar de olho no lateral Van, que deitou e rolou no confronto diante do Vitória, vencendo grande parte dos duelos individuais com o lateral argentino Arroyo.

O Tremendão só não está mais folgado na ponta da tabela graças às boas defesas de Caíque, que faz boa temporada e garantiu o empate para o Vitória. A equipe do interior foi superior e poderia ter saído vitoriosa da Arena Cajueiro, assim como poderia também ter confirmado o favoritismo diante do Jacobina na 4ª rodada, quando abriu 2x0 e cedeu o empate.

Rafael Santana é repórter do GloboEsporte.com e escreve às quartas-feiras.