As boas histórias de Washington Olivetto, o maior publicitário do Brasil

hagamenon brito
16.04.2018, 07:30:00
Atualizado: 18.04.2018, 13:44:41

As boas histórias de Washington Olivetto, o maior publicitário do Brasil

Hagamenon Brito

Maior e mais célebre publicitário brasileiro, Washington Olivetto, 66 anos,  diz na abertura do livro Direto de Washington (Estação Brasil/Sextante | R$ 49,90 | R$ 29,90 (e-book) | 400 páginas), que o trabalho do criador de publicidade é seduzir com inteligência.

publicitadrtio
Olivetto, 66 anos, conta deliciosas e instigantes histórias do mundo da publicidade na autobiografia Direto de Washington (Foto/Miro/Divulgação)

Com a mesma sagacidade de quem ganhou o primeiro Leão de Ouro (o Oscar da publicidade) do Brasil em Cannes, na França, aos 22 anos, e criou campanhas inesquecíveis, Olivetto seduz o leitor com as deliciosas e fluentes histórias contadas na autobiografia.

"Este livro é uma tentativa de contar um pouco da minha trajetória e das influências e circunstâncias que me ajudaram, direta ou indiretamente, a realizar o que tenho feito. Quando minha mulher me perguntou por que eu finalmente tinha decidido aceitar o convite para escrever essas histórias, respondi com uma frase de efeito: ‘Cansei de ler inverdades a meu respeito; agora resolvi contar as minhas próprias mentiras’. A frase é divertida; parece do Grouxo Marx, mas é minha. E não é verdade”, se diverte Olivetto. 

Presente no Lifetime Achievement do Clio e primeiro não anglo-saxão a entrar para o Hall of Fame do One Clube de Nova York, Olivetto não é dado a revelações bombásticas no livro e dedica poucas linhas do livro ao sequestro de 53 dias que sofreu em 2001. 

As suas armas de sedução, incluindo eventuais indiscrições, são os relatos instigantes dos bastidores da publicidade e das muitas e grandes campanhas que protagonizou desde os anos 1970. 

Entre elas, a do Garoto Bombril (interpretado pelo ator Carlos Moreno), que existiu por 35 anos e entrou para o Livro dos Recordes; o primeiro sutiã; os comerciais de cigarros para a Souza Cruz;  Compre Baton; e os trabalhos com Xuxa e Gisele Bündchen para a Grendene.

Olivetto conta que não aparece pessoalmente em nenhum dos sets de suas campanhas. Ele brifa os diretores, mas não aparece. E assim agiu também nos comerciais que Robert De Niro gravou para a Seara em Parma, na Itália, em 2016 - e olha que ele tinha curiosidade em conhecer o grande ator americano.

"Criadores e clientes que vão às filmagens obrigam o diretor a dar mais atenção a eles do que ao filme", diz o homem especial que nunca fez campanha para políticos e que inspirou Jorge Ben Jor a compor o hit Alô, Alô W/Brasil, hino dançante do país em 1992 e que popularizou a agência de Olivetto na época.

Morando em Londres desde 2016, para onde mudou para acompanhar os estudos dos filhos adolescentes, Antônia e Theo, Washington Olivetto atua como consultor criativo da McCann Europa.

"A maior parte dos publicitários anda com publicitários, conversa com publicitários, namora com publicitários, se casa com publicitários e acaba fazendo a publicidade que já foi feita. É bastante comum dois casais de publicitários saírem para jantar e passarem a noite inteira falando dos seus trabalhos. Optei então por me realimentar de outras coisas, como a literatura, a música, as artes plásticas, o cinema, a fotografia, o teatro, o esporte, a arquitetura, o design. Sempre tive o mesmo interesse por aquilo que é considerado intelectualizado e por aquilo que é tido como vulgar. Sempre fui do útil ao fútil, porque sei que nada é inútil para quem precisa conhecer todas as linguagens”, revela.

***

5 CAMPANHAS CLÁSSICAS DE OLIVETTO

1. Garoto Bombril -  Existiu durante 35 anos e entrou para 
o Guinness Book of Records. 


2. O Primeiro Sutiã - Lançada em 1987, é uma pérola de delicaleza sobre a transição feminina.

3. O Cachorro da Cofap - Popularizou a simpática raça canina Dachshund no Brasil.  

4. DDD da Embratel - Três garotos fofuchos e coloridos cantando um jingle irresistível.

5.  Robert De Niro Seara Gourmet  - O astro de Hollywood num comercial, de 2016, gravado em Parma, na Itália.

***

CARDI B CHEGOU PARA ABALAR

rapper

De stripper ao sucesso nas paradas, via reality show Love & Hip Hop: New York, Cardi B, 25 anos, tem uma história cativante e brilha no seu primeiro e ótimo álbum, Invasion of Privacy. Com bons convidados, muita atitude e hits em potencial, a caliente rapper do Bronx mostra que ter destronado miss Taylor Swift do topo da parada Hot 100 da Billboard, em setembro, com o single Bodak Yellow, foi só o começo da sua glória.

Veja o videoclipe de Bartier Cardi, com participação de 21 Savage

***

O HERÓI BRASILEIRO QUE CAÇA CORRUPTOS

Filme

Herói de HQ criado por Luciano Cunha e com resenhas elogiosas em países como EUA, Inglaterra e Argentina, O Doutrinador ganha versão para o cinema (estreia em setembro) e TV (em 2019, no Space), sob a direção de Gustavo Bonafé, de Legalize Já! e Chocante. Kiko Pissolato vive o agente federal Miguel, que aniquila políticos e empresários corruptos de um Brasil caótico. As filmagens já começaram em São Paulo.

Veja o primeiro teaser do filme


Correio.play
Para se dar bem na prova de redação, acompanhar o noticiário pode ser uma solução
Ler Mais
Hospital dispõe hoje dos principais avanços tecnológicos para tratar arritmias com segurança
Ler Mais
Faça o teste e descubra se seu bem-estar físico e emocional são prioridades na sua vida
Ler Mais
A iniciativa que começou na escola já envolve as famílias e feirantes de Paripe
Ler Mais
Empresário foi enterrado em Ponte Caldelas, cidade em que nasceu
Ler Mais
Jornalista promete edição com foco maior na literatura de não ficção
Ler Mais
Bahia registrou 16 ataques até setembro deste ano
Ler Mais
O Sírio-Libanês ainda não emitiu boletim médico, mas segundo a assessoria, ele vai passar a noite no hospital
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manu-lanca-carreira-em-salvador-com-evento-badalado-no-rio-vermelho/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/comissao-inocenta-juiza-em-caso-de-advogada-algemada-no-rio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/animais-fantasticos-2-lanca-trailer-final-com-clima-sombrio-veja/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/marrom-convida-manu-lanca-carreira-em-salvador-veja-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/espelho-da-vida-nova-novela-das-18h-estreia-nesta-terca-feira-25/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manu-exalta-o-poder-da-mulher-e-confessa-sou-submissa/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-mercury-lanca-clipe-de-samba-presidente-assista/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/salvador-fest-tem-anitta-harmonia-kevinho-e-safadao-assista-ao-vivo/