As chances de Wagner ser candidato a presidente são altas, diz vice-governador

Por Jairo Costa Júnior

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de maio de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O vice-governador João Leão (PP) revelou ontem que um fator ainda impede a montagem definitiva da chapa majoritária do governador Rui Costa (PT) na disputa eleitoral deste ano: a probabilidade de que o ex-ministro Jaques Wagner seja o substituto do ex-presidente Lula como candidato petista ao Palácio do Planalto. “Essa possibilidade existe e ela é grande. Depois de Lula, Wagner é o quadro do PT que mais agrega. Isso está sendo considerado por nós e pode haver alteração de posições e nomes”, disse Leão, em conversa com a Satélite antes de sua palestra para empresários organizada pelo Lide Bahia. Embora Wagner negue a existência de plano B no partido, ele é visto internamente como alternativa de maior expressão para ocupar o lugar de Lula.Ponto de mutação Caso Jaques Wagner se candidate à Presidência, a senadora Lídice da Mata (PSB) pode ficar com a vaga de vice hoje reservada para João Leão. “Nesse cenário, eu disputaria o Senado. Talvez tenha mudança”, afirmou.

Freio de arrumação

O governador Rui Costa decidiu aguardar a definição sobre o futuro da senadora Lídice da Mata antes de reunir o conselho político do Palácio de Ondina, quando serão discutidas as posições das legendas da base aliada na sucessão estadual. “Pelo que sei, essa é a razão pela qual a reunião ainda não foi convocada. Vamos aguardar”, disse o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, secretário-geral do PP da Bahia e integrante do conselho formado por dirigentes de partidos governistas, também presente ontem ao evento do Lide.

Machado, o fujão

Quatro dias após ter a prisão preventiva decretada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), o ex-prefeito de Santo Amaro Ricardo Machado (PT) permanece foragido. Investigadores da Operação Adsumus, que desbaratou um esquema milionário de corrupção em cidades do Recôncavo, desconfiam que Machado espera o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir favoravelmente a um pedido de liminar apresentado no último dia 4 pela sua defesa, requerendo sua liberdade. A dúvida no núcleo central da Adsumus é se Machado continuará escondido em local incerto se a Corte negar o pedido.

Pulo do gato

Salvador saltou quatro posições e agora aparece em sexto lugar no ranking da International Congress and Convention Association (ICCA), maior entidade do turismo internacional de eventos do mundo. Em 2016,  aparecia em décimo, abaixo de Recife, Fortaleza e Curitiba. Hoje, só perde para São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Brasília e Campinas, as cinco primeiras cidades da lista do ICCA.

Dupla ação

Fundador e presidente da Salvador Destination até 2017, Paulo Gaudenzi atribui o pulo da capital baiana ao trabalho dos empresários do setor turístico e ao apoio da prefeitura. “É uma recuperação fantástica. E logo quando retornamos ao ICCA.  Isso sem Centro de Convenções. Imagine quando tivermos um”, disse.

Pílula

Saco de confete -  Adversários políticos do prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre Souza (PSD), não param de comemorar o resultado de uma recente pesquisa de consumo interno sobre a avaliação do rival no comando da cidade. Garantem que os números apontam dificuldades para os candidatos apoiados por Souza em 2018 e dificultam a caminhada rumo à corrida pela reeleição em 2020.Rui Costa vem aplicando um calote na sociedade, ao se recusar a pagar as emendas impositivas dos parlamentares, e também nas entidades filantrópicas do programa Sua Nota É Um Show Carlos Geilson, deputado estadual do PSDB, ao criticar o governador pela retenção de verbas