As cinco maiores polêmicas de Segundo Sol

Antes mesmo de começar, o Ministério Público notificou a emissora pela falta de atores negros

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 4 de novembro de 2018 às 08:34

- Atualizado há um ano

. Crédito: Reprodução

Faltando cinco capítulos para o fim de Segundo Sol, novela das 21h da Globo que se passa na Bahia, o CORREIO separou cinco situações que geraram polêmica nas ruas e na web. Antes mesmo de começar, o folhetim movimentou não só o público local como o Ministério Público, que notificou a emissora por conta da falta de atores negros.

[[publicidade]]

Teve barqueiro que apareceu nas telinhas, personagem dizendo que come acarajé com água de coco e mais. Confira abaixo. Ausência de negros Enquanto fora da ficção 76,3% da população baiana se declara preta ou parda, Segundo Sol estreou com apenas quatro atores e atrizes negros, em um universo de 26 personagens - Cláudia di Moura (Zefa), Fabrício Boliveira (Roberval), Roberta Rodrigues (Doralice) e João Acaiabe (Pai Didico). Fabrício Boliveira teve papel de destaque na trama (Foto: TV Globo) A distância com a realidade étnico-racial local gerou polêmica que repercutiu fora, nas redes sociais e dentro da TV Globo. A emissora disse que, na época da escalação do elenco, atrizes negras como Taís Araújo e Camila Pitanga foram procuradas, mas não estavam disponíveis.

O caso chegou ao Ministério Público do Trabalho, que fez uma série de recomendações à TV Globo. Após críticas, a empresa ampliou a participação de atores negros. Entraram em cena o baiano Dan Ferreira (Acácio), Roberta Rodrigues (Doralice), Tarsila Lima (Júnia) e Ícaro Zulu (Doni), além de artistas que fizeram participações, como Aldri Anunciação (Artur), assistente de Roberval; e Drª Guerra (Sarito Rodrigues), advogada de Luzia (Giovanna Antonelli). Mistério do homem deitado no barco Segundo Sol começou com uma gafe que fez a alegria da internet. Na cena em que Beto (Emilio Dantas) está num barco pesqueiro com o pequeno Ícaro (Thales Miranda), um homem aparece deitado ao lado do protagonista. A gafe virou meme instantâneo durante o primeiro capítulo da novela(Foto: Reprodução) Isso virou piada até entre a equipe da novela. Depois, foi revelado que o homem é barqueiro e se chama Geninho. Ele estava ali para ‘controlar a embarcação’ pois havia uma criança em cena. Subúrbio como sinônimo de ‘miséria’ Em meados de junho, Karola (Deborah Secco) se mudou na novela. Para ambientar a derrocada, o autor João Emanuel Carneiro a transferiu  para o bairro Periperi, na região do Subúrbio Ferroviário. A ex-mulher de Beto Falcão (Emílio Dantas) foi para um quarto com péssimas condições e problemas na rede de esgoto para chantageá-lo. (Foto: Reprodução) A mudança teve repercussão negativa não só nas ruas da região como na web, justamente porque o Subúrbio foi colocado como a pior área de Salvador. “Lamentável”, comentou um telespectador. Acarajé com água de coco Em meados de julho, outra cena da novela viralizou na web por conta de uma gafe ligada aos hábitos locais. Diferente do que geralmente fazem por aqui, a personagem Manuela (Luisa Arraes) escolheu como acompanhamento de um acarajé a água de coco, ao invés de refrigerante ou cerveja gelada. (Fotos: Reprodução) A mistura inusitada foi o suficiente para a trama recebesse diversas críticas e zoações. “Quem na Bahia como acarajé com água de coco?”, questionou um telespectador no Twitter. “Isso não existe. Se é para estereotipar, que seja de verdade”, afirmou outro. “Acarajé a gente come com Coca-Cola ou cerveja”, completou mais um. Pedaços de Salvador Quem esperava ver as ruas de Salvador estampadas de forma fidedigna em Segundo Sol talvez tenha se decepcionado um pouco. Apesar da trama se desenrolar em terras soteropolitanas, a maior parte das cenas foi feita em uma cidade cenográfica ou no Rio de Janeiro. Cidade cenográfica de Segundo Sol (Foto: Reprodução) Embora a cidade cenográfica seja rica nos detalhes, os quase 6 mil metros de áreas construídas da ‘Salvador do Projac’ estão longe de representar as ruas de nossa cidade, que muito pouco têm aparecido na novela. É preciso estar atento para reconhecer os pedaços de Salvador que aparecem na trama.

O monumento da Cruz de Pascoal, por exemplo, foi replicado no Projac, mas apesar de similar ao original, não fica em uma paisagem similar ao Santo Antônio Além do Carmo. Réplica do monumento no Projac (Foto: Reprodução) Outras gafes envolvendo a localização dos bairros da cidade também geraram polêmica na web e geraram até memes. Um dos buzús que apareceu na novela, por exemplo, passa por Fazenda Grande II, Boca da Mata, Mussurunga, Cajazeiras e São Cristóvão. Igreja de São Francisco, no Pelourinho, foi local das gravações de Segundo Sol