As profissões em alta na Bahia neste ano

Levantamento exclusivo aponta as áreas mais demandadas pelos empregadores; veja a lista

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 9 de julho de 2018 às 05:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

A contratação de profissionais da área de administração respondeu pelo maior volume de empregos com carteira assinada gerados no primeiro quadrimestre deste ano. Ao todo, foram 903 contratos no período. O dado é de um levantamento feito com exclusividade para o CORREIO pela plataforma Quero Bolsa. A pesquisa foi feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e conta apenas as admissões formais de profissionais com nível superior.

Esse ranking dos profissionais mais demandados no ano na Bahia inclui ainda  enfermeiros, farmacêuticos, analistas de desenvolvimento de sistemas e coordenadores pedagógicos (veja a lista abaixo) .  “O trabalhador qualificado sofre menos em períodos de crise. Fazer faculdade gera ganhos imediatos e de longo prazo. De cara, estar matriculado em um curso superior eleva em mais de 20% a renda do trabalhador e habilita o estudante a fazer estágio”, diz o diretor de Relações Institucionais do Quero Bolsa, Marcelo Lima. 

A administradora Juliana Tolentino não encontrou dificuldades para atuar na área que escolheu. Formada pela FTC, não levou três meses para garantir uma vaga em uma loja especializada em banheiros. “As empresas passaram a entender que o profissional de administração não é qualquer pessoa, ou faz o trabalho que qualquer um pode fazer. É mais estratégico, planeja, controla e observa os processos. Essa visão  aumentou as nossas perspectivas de contratação”, diz. 

Juliana tem razão. Segundo o gerente da Recrutadora Michael Page para o mercado do Nordeste, Rodolfo Pagano, a retomada da economia favorece a área de Administração, porque forma profissionais versáteis, que atuam em diversas funções, uma característica valorizada pelas empresas. Ainda segundo ele,  as contratações acontecem tanto para recém-formados quanto para os mais experientes e que perderam seus postos em função da crise.

Profissionais mais buscados

1. Administrador  

O administrador é um profissional  versátil, e pode seguir vários caminhos na carreira. Pode atuar tanto em uma indústria quanto em empresas de varejo ou do  agronegócio; ou tecnologia e saúde, por exemplo. Na Bahia,  o segmento farmacêutico está contratando bastante profissionais com graduação nesta área. A versatilidade dessa posição é que o faz ser mais contratado e desejado pelas empresas.

2. Enfermeiro  Avanços médicos, dietas saudáveis e cuidados com a saúde resultaram em uma expectativa de vida mais longa. Profissionais do setor precisam estar atentos a essas mudanças. 

3. Farmacêutico   A área está em costante expansão, sobretudo nos setores de franquias de farmácias e drograrias. 

4. Analista de Desenvolvimento de Sistemas  Com o ‘boom’ das startups e de desenvolvimento de aplicativos, eles ganham ainda mais espaço no mercado. 

5. Coordenador Pedagógico   Um mercado que está em alta no momento são os programas de Educação a Distância.

6. Médico Clínico  Ele precisa estar bem atualizado a respeito de novos tratamentos, técnicas e tecnologias. 

7. Engenheiro Civil  O mercado necessita de profissionais que saibam racionalizar a atividade, que reduzam custos e mantenham a qualidade. 

8. Fisioterapeuta Geral   A área também vai exigir uma qualificação contínua desse profissional.  Aprimoramento e especialização na área escolhida fazem a diferença. 

9.Nutricionista  A profissão permite atuar em consultórios, clínicas, hospitais, restaurantes, indústrias. O mercado é mais um que cresceu por conta de uma maior valorização da qualidade vida e alimentação saudável. 

10.Assistente Social   É cada vez maior a presença desses profissionais nos setores de RH e Responsabilidade Social de indústrias, mineradoras, empresas de engenharia e de cosméticos, por exemplo.

11. Contador   Ele precisa ter a capacidade de fazer mais com menos, e manter os olhos atentos à rentabilidade financeira dos negócios.  

12. Orientador Educacional   Ultimamente, vem sendo exigida uma atuação voltada, sobretudo, para a articulação entre a escola e o mercado de trabalho.   13. Analista de Recursos Humanos   Após momento de redução de custos e recursos, as companhias enxergam a necessidade de fortalecer seu time para o momento de retomada do consumo. Para isso há a necessidade de estruturação e amadurecimento cultural para atração e retenção de talentos.

14. Tecnólogo em Logística de Transporte  Ele deve dominar funções que incluem operações de depósito, armazenamento e distribuição, previsão, planejamento, sistemas de logística e atendimento ao cliente.

15.Advogado   A retração da economia levou a um aumento no número de conflitos e de cobranças. O profissional deve ter a capacidade para conduzir esses casos de forma estratégica e em volume.