Assaltante de carro-forte é morto por policiais no Nordeste de Amaralina

Na ação, um criminoso foi preso e outro ficou ferido

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 16:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: SSP-BA/Divulgação

Uma operação contra uma quadrilha que realizava roubos a carros-fortes em Salvador terminou em troca de tiros nesta quinta-feira (7), no Nordeste de Amaralina. A ação foi realizada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e pela Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil. Um criminoso morreu e outro ficou ferido. De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA), policiais civis faziam rondas na Travessa Professor Luiz Barreiros quando Isaías Guimarães dos Santos, 27, conhecido como Ben 10, foi visto armado - a polícia aponta ele como comparsa de Elias Pinto, ex-líder do tráfico no Nordeste de Amaralina.

Ainda segundo a SSP-BA, o assaltante estava acompanhado de Erivaldo Sampaio Santana, que não teve a idade divulgada, e de Jonatã dos Santos Baptista, 18, que atirou ao perceber a aproximação da polícia - ele se entregou em seguida e foi preso em flagrante.

Isaías e Erivaldo acabaram atingidos durante troca de tiros com a polícia e foram socorridos para o Hospital Geral do Estado (HGE). Isaías não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade médica. Já Erivaldo segue internado.  Foto: SSP-BA/Divulgação Explosivos A polícia apreendeu explosivos, espoletas, detonadores, duas pistolas calibres 9 mm e 40, carregadores, munições e seis celulares com o grupo, que costumava atuar contra bancos e carros-fortes. Segundo a SSP-BA, outros criminosos ainda são procurados.

"Este criminoso de apelido Ben 10 era braço direito de Elias Pinto e alvo de investigações da Polícia Civil. Agimos rápido e evitamos que os explosivos fossem utilizados para atacar carros-fortes ou bancos", destacou o diretor do DCCP, delegado Élvio Brandão.

Elias Pinto, segundo a Secretarra da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), era líder da quadrilha responsável pela morte do cabo Gustavo Gonzaga da Silva, em junho de 2018.  A vítima estava voltando para casa depois do trabalho e dava carona para um amigo de infância, conhecido como Jai, quando foi abordada por três criminosos, identificados como Choquito, Keka e Leno. O PM foi torturado e teve o corpo mutilado antes de ser morto pelo trio, além de levar vários tiros na cabeça.

O traficante Elias Pinto foi morto em janeiro deste ano, após operação de equipes da Secretaria da Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar e Serviço de Inteligência) e da Polícia Federal  junto com Dimas Santos do Nascimento, que, segundo a SSP-BA, seria seu comparsa. Eles estavam escondidos em uma mansão de alto luxo no distrito de Areias, município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS).