Assaltante é preso na Virada Salvador após ser flagrado por câmeras

André Luís Alves Gama, 43 anos, está roubando pessoas próximo ao palco da festa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2017 às 11:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Um assaltante foi preso na noite desta sexta-feira (29) no Festival Virada Salvador após ser identificado em imagens de vídeo das câmeras de segurança montadas na festa. André Luís Alves Gama, 43 anos, foi conduzido até a Central de Flagrantes e autuado por roubo. Outros cinco criminosos foram presos no segundo dia da festa.

André Luís roubou dinheiro e cartões de crédito próximo ao palco da festa. Policiais disfarçados efetuaram a prisão após características e o local da ocorrência serem observados pela equipe de videomonitoramento da Secretaria da Segurança Pública (SSP).  Quinze câmeras de vídeo monitoram a festa (Foto: Reprodução/SSP)  "Rapidamente, com a ajuda do equipamento tecnológico, conseguimos tirar de circulação este assaltante", afirmou o comandante do Policiamento na Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Atlântico, coronel Francisco Kerjean.

Monitoramento A movimentação do público é filmada por quinze câmeras da SSP instaladas dentro da festa e no entorno. O equipamento é utilizado em festas populares desde 2013 e foi empregado nas copas do Mundo e das Confederações e nas Olimpíadas.

As imagens capturadas são monitoradas em um caminhão do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR). A informação é repassada, via rádio, para as patrulhas.

"É um trabalho silencioso e eficiente. Ficamos catando, como diz o ditado, agulha no palheiro e achamos. Muitas ocorrências são evitadas com as tomadas de decisões apoiadas nas imagens", explica o coronel Marcos Oliveira, superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da SSP.

Central de Flagrantes Outros cinco criminosos foram presos em flagrante por equipes das forças de segurança estaduais e autuados, na Central de Flagrantes da Polícia Civil, no segundo dia de festa, no bairro da Boca do Rio. Ao todo, foram registrados 23 furtos e um roubo.

"Com o excelente trabalho feito nos Portais de Abordagem, evitando a entrada de armas de fogo e de objetos perfurocortantes, utilizados nos roubos, os criminosos têm praticado os furtos. Eles aproveitam a boa fé e distração para subtrair os bens sem as vítimas perceberem", afirmou a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Fernanda Porfírio.