Assembleia Legislativa aprova abertura de CPI para investigar Centro de Convenções

Interditado em maio de 2015, o Centro de Convenções passava por reforma, quando parte de sua estrutura desabou em 23 de setembro do ano passado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2017 às 19:51

- Atualizado há um ano

Em decisão publicada no Diário Oficial do Poder Legislativo neste sábado (1), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Ângelo Coronel, determinou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os gastos do governo estadual na reforma do Centro de Convenções.

Em setembro do ano passado, parte da estrutura física do imóvel desabou e este permanece fechado desde então. A administração estadual investiu cerca de R$5,3 milhões na requalificação emergencial do prédio para substituição de vigas, reforma das torres de saída de emergência e das vigas de travamento.Mezanino do Centro de Convenções desabou em setembro do ano passado (Foto: Marina Silva/CORREIO)O prazo de investigação da CPI é de 180 dias, contados a partir da data de sua instalação. A comissão deve ser instalada já na semana que vem e será formada por oito deputados da base aliada do governo, três da oposição e um independente. De acordo com o documento publicado, mais de um terço dos deputados assinaram o requerimento de investigação do desabamento do Centro de Convenções que, segundo eles, foi causado pelo abandono por parte do Governo do Estado nos últimos 12 anos. A abertura da CPI foi justificada com fatos publicados na imprensa, inclusive no CORREIO, onde noticiamos que o Centro não tinha a licença obrigatória de Reforma e Ampliação expedida pela Superintendência de Uso e Ordenamento do Solo (Sucom).O CORREIO procurou o governo, que ainda não se pronunciou sobre o caso. Haviam assinado o requerimento da CPI os deputados estaduais Adolfo Viana, Alan Sanches, Augusto Castro, Carlos Geilson, David  Rios,  Fábio Souto,  Heber Santana, Hildécio Meireles, José de Arimatéia, Leur Lomando Júnior, Luciano Ribeiro, Luciano Simões Filho, Marcell Moraes, Pablo Barrozo, Pedro Tavares,  Samuel  Junior, Sandro  Régis,  Sidelvan Nóbrega, Soldado Prisco, Targino Machado e Tom Araújo, totalizando 21 assinantes.DesabamentoInterditado pela Sucom em 20 de maio de 2015, o Centro de Convenções passava por reforma e tinha previsão de inauguração até dia 15 de outubro de 2016. O mezanino do imóvel desabou no dia 23 de setembro do ano passado, deixando três pessoas feridas. Na época, um Congresso de Odontologia estava marcado para acontecer no local e teve que ser realocado para a Arena Fonte Nova.