Assinado convênio para reforçar ações de prevenção a desabamentos

Universidades privadas vão elaborar projetos com Prefeitura

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 10 de novembro de 2017 às 03:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

Foi assinada nesta quinta-feira (9) uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e universidades privadas para a ampliação de estudos e projetos de prevenção de riscos na cidade, reforçando as ações da Defesa Civil do município (Codesal).

As instituições envolvidas vão atuar em colaboração com as prefeituras-bairro. Inicialmente, seis universidades integrarão a parceria: Estácio, Maurício de Nassau, Ucsal, Unifacs, Unijorge e Ruy Barbosa. Cada uma com uma prefeitura-bairro (Cidade Baixa, Cajazeiras, Itapuã, Centro/Brotas, Cabula/Tancredo Neves e Barra/Pituba).

O objetivo da prefeitura é ampliar a parceria para até dez universidades, contemplando todas as gestões locais. “Temos um laboratório vivo à disposição de vocês”, disse o prefeito ACM Neto aos representantes das universidades.

O convênio prevê a execução de estudos e projetos de urbanização que ampliem os Planos de Ações Estruturais (PAE) do Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A previsão é que sejam desenvolvidos projetos como relocação de moradores de regiões alagadas para fazer micro ou macrodrenagem na área, limpeza de canais, implantação de geomanta nas encostas com risco de desabamento e construção de parques e praças para que moradias irregulares não sejam construídas nessas áreas.

Quando aprovados, os projetos devem ser executados por órgãos da prefeitura. “As intervenções vão melhorar a qualidade de vida dessas populações”, afirmou o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele explica que o projeto não terá custos para o município: “A ideia original é de não ter investimento financeiro nesse primeiro momento”. 

As áreas de risco com reincidência de problemas já haviam sido previamente identificadas, como a Rua Rosalvo Silva, no bairro de São Marcos, que, de acordo com a Codesal, é mais suscetível a passar por problemas em períodos de chuva.

Funcionamento A previsão é que os projetos comecem a ser elaborados no início de 2018. Cada universidade deve responder a solicitações da prefeitura, enviando uma equipe de estudantes, sob coordenação de professores especialistas, para fazer um planejamento de obra ou serviço em determinada localidade. “Inicialmente solicitaremos estudantes das engenharias e de arquitetura, mas o plano é ampliar a frente de trabalho para outras áreas, como saúde e serviço social”, afirma Sosthenes Macêdo.

De acordo com o diretor da Codesal, moradores de áreas de risco de Salvador, que apresentam constantes ameaças de alagamento ou de deslizamento de terra, vão se beneficiar da parceria. “Vamos encontrar soluções para comunidades vulneráveis. Nossa atuação vai ter uma capilaridade maior, pois vários trabalhos serão elaborados concomitantemente em diversas localidades”, explicou.

A diretora geral da Universidade Ruy Barbosa afirma que a elaboração dos projetos vai proporcionar experiência profissional importante para os alunos. “Essa oficina a céu aberto vai ser uma oportunidade de o aluno colocar em prática toda a parte teórica que foi aprendida em sala de aula - e a comunidade vai ser a grande beneficiada”, ressaltou.

O prefeito concorda que os ganhos com a parceria não se restringem às soluções de infraestrutura e de serviço para a comunidade. “Eu tenho certeza que os moradores das áreas de risco ganham, a prefeitura ganha ‘bebendo’ do conhecimento e da capacidade técnica das universidades e os estudantes também ganham, porque vão ter a oportunidade de aplicar na prática o que estão estudando dentro do ambiente universitário”, disse Neto.

Os jovens estão empolgados com a iniciativa. “Vai ser muito bom ajudar a diminuir o risco que a população sofre”, disse Nahim do Nascimento, 23 anos, aluno da Ruy Barbosa.