Assinatura do TAC da integração ônibus-metrô é adiada para segunda

Desde o último dia 10, todos os coletivos da frota de Salvador foram integradas ao sistema metroviário; falta definir partilha

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 20:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre a integração entre os ônibus e o metrô de Salvador, que estava prevista para ocorrer nesta terça-feira (22), foi adiada para a próxima segunda (28). O governo do estado pediu mais tempo para analisar o assunto e encaminhar as propostas.

Segundo a promotora Rita Tourinho, que acompanha a negociação, o governo terá até as 17 de sexta-feira (25) para encaminhar as informações. A nova reunião será às 14h de segunda."O Estado deverá encaminhar o termo de referência para contratar a empresa que fará o estudo sobre a divisão da tarifa de integração, além das propostas para o ajuste de conduta. Nesta terça-feira, não tivemos avanço porque faltam essas informações", afirmou a promotora de Justiça.Depois que o TAC for assinado, a empresa que fará o estudo tarifário será contratada diretamente, com dispensa de licitação, para agilizar o processo. São 60 dias até que o resultado esteja pronto. Segundo a prefeitura, na reunião do dia 14 de agosto o governo se comprometeu a fazer as sugestões em até 48 horas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Fábio Mota, disse, em nota, que o documento prévio estabelece também a redução da alíquota do ICMS sobre o óleo diesel usado pelas empresas de ônibus da capital. O percentual sugerido pela prefeitura foi de 4%.

[[publicidade]]

"Isso porque somos a favor que todos os cidadãos, sejam eles de Salvador ou da Região Metropolitana, tenham o direito de pegar dois ônibus e o metrô pagando uma única tarifa. Infelizmente, não se avançou hoje, pois estamos preocupados com a questão dos passageiros metropolitanos, que poderão, pelo que defendemos, pegar o ônibus metropolitano, o metrô e, depois, o coletivo urbano, pagando uma só passagem", explicou, no comunicado.

O objetivo é que as linhas metropolitanas deixem de circular dentro de Salvador após a realização do estudo sobre o custo tarifário da integração. Na semana passada, a prefeitura começou a discutir com as comunidades o reordenamento das linhas urbanas. Desde o dia 10 deste mês, todas elas foram integradas ao metrô. Procurado para falar sobre o assunto, o governo do estado não se pronunciou até a publicação da reportagem.