Associação de jornais repudia boicote do Governo do Estado ao CORREIO

ANJ diz que governo estadual está negando à população o direito de pleno acesso a informações de seu interesse

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2017 às 15:00

- Atualizado há um ano

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que reúne os mais importantes jornais do país, divulgou nota hoje manifestando “seu repúdio contra a discriminação imposta pelo Governo da Bahia ao jornal Correio na destinação dos investimentos publicitários governamentais”. A associação diz que com isso “o governo nega à população o direito de pleno acesso a informações de seu interesse e não faz uso racional e republicano dos recursos públicos que arrecada”.

A ANJ informa que desde o ano passado foi reduzida drasticamente a publicidade do governo do estado no jornal em comparação com outros veículos de comunicação de menor alcance e audiência. O CORREIO é o jornal líder em circulação na Bahia e no Nordeste, com uma circulação média diária de 44.229 exemplares em maio, 43% maior que o jornal segundo colocado, conforme o Instituto Verificador de Comunicação, que audita o mercado. O site do jornal, o correio24horas.com.br, também é o de maior audiência da Bahia e do Nordeste.Mas, segundo a associação, “apesar da grande circulação e da ampla audiência do Correio, o governo do estado tem preferido discriminar o jornal, evidentemente em função de sua linha editorial”.A ANJ encerra a nota dizendo que o governo do Estado faz “uma censura indireta ao jornal e que a administração deve utilizar critérios técnicos na destinação dos recursos que arrecada do contribuinte”.

Leia a íntegra da nota:NOTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que reúne os mais importantes jornais do país, manifesta o seu repúdio contra a discriminação imposta pelo Governo da Bahia ao jornal Correio na destinação dos investimentos publicitários governamentais. Desde o ano passado, foi reduzida drasticamente a publicidade do governo do estado no jornal em comparação com outros veículos de comunicação de menor alcance e audiência.

O Instituto Verificador de Circulação, a mais reconhecida e tradicional instituição do mercado na auditoria de circulação, atesta o Correio como o jornal de maior circulação do estado da Bahia. A pesquisa Marplan, realizada pelo Instituto Ipsos, mostra o Correio como o jornal mais lido de toda a região metropolitana de Salvador.

Mas, apesar da grande circulação e da ampla audiência do Correio, o governo do estado tem preferido discriminar o jornal, evidentemente em função de sua linha editorial. Ao deixar de veicular publicidade no maior veículo impresso da Bahia, o governo nega à população o direito de pleno acesso a informações de seu interesse e não faz uso racional e republicano dos recursos públicos que arrecada.

A ANJ vem a público denunciar essa discriminação em defesa do Correio e da liberdade de imprensa, da correta utilização dos recursos públicos e do direito da população baiana de ser livremente informada. Em lugar de uma censura indireta a um jornal que faz jornalismo responsável, em benefício dos cidadãos, o Governo da Bahia deve utilizar critérios técnicos na destinação dos recursos que arrecada do contribuinte.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS (ANJ)

Brasília, 18 de julho de 2017.