Atacante deixa jogo em Portugal após sofrer ofensas raciais

Moussa Marega marcou um gol poucos minutos antes de decidir abandonar a partida

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 16 de fevereiro de 2020 às 16:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Miguel Riota/AFP

Mais um caso de racismo no futebol europeu. Depois de crimes cometidos na Ucrânia, Alemanha, Itália e Inglaterra - só para citar alguns - foi a vez do futebol português ser atingido pela onda de violência. O atacante Moussa Marega, do Porto, foi insultado pela torcida do Vitória de Guimarães neste domingo (16) dentro do estádio Afonso Henriques minutos após marcar o gol que deu a vitória ao time da capital lusitana na partida e abandonou o gramado.

Os companheiros de equipe, e os próprios jogadores do Vitória de Guimarães, até tentaram contê-lo e convencer a mudar de decisão, mas Marega seguiu firme e saiu da partida por conta própria. Ele foi substituído pelo lateral Wilson Manafá.

Antes de deixar o campo, Marega marcou o gol que colocou o 2x1 no placar a favor do Porto. Na comemoração, apontou para seu braço mostrando orgulho da sua cor e foi em direção à torcida vimarense. Cadeiras foram arremessadas contra o atacante de 28 anos, que nasceu na França mas defende a seleção de Mali. Após a comemoração, Marega levou cartão amarelo.

Confira no vídeo abaixo o momento que atacante decidiu sair do campo e recusou a tentativa de seus colegas em fazê-lo mudar de opinião.

Treinador do Porto, Sérgio Conceição se dirigiu à torcida do Vitória de Guimarães para condenar os atos racistas. Um vídeo da TV portuguesa registrou o momento em que o técnico de 45 anos vai até as proximidades de uma parte da arquibancada e afirma que os insultos são "uma vergonha". Mais tarde, também foi aos microfones para repudiar o acontecido. 

"Estamos completamente indignados com aquilo que se passou. Sei da paixão que existe aqui no Vitória pelo clube e que a maior parte dos torcedores não se reconhece na atitude de algumas pessoas que estavam na arquibancada insultando o Moussa desde o aquecimento", disse o treinador antes de completar declarando que "nós somos uma família, independentemente da nacionalidade, da cor da pele, da altura, da cor do cabelo. Nós somos uma família. Somos humanos e merecemos respeito. O que se passou aqui é lamentável. Lamentável".

O próprio Marega foi a público para se manifestar sobre o ocorrido. Em sua conta pessoal do Instagram, o atleta foi duro em seu posicionamento, mandando os racistas de f... e ironizando a atitude da arbitragem ao agradecê-los por "não me defenderem e por terem me dado um cartão amarelo porque defendo minha cor da pele". Confira o post completo na imagem abaixo. Marega fez duras críticas aos torcedores racistas e à arbitragem por tê-lo advertido ao combater as manifestações vindas da arquibancada (Foto: Reprodução/Instagram) *com supervisão do subeditor Ivan Dias Marques