Ato ecumênico e missa vão homenagear vítimas da tragédia de Mar Grande

Acidente que deixou 19 mortos completa um ano nesta sexta-feira (24)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 17:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/SSP

Passageiros que viajavam na lancha Cavalo Marinho I no dia da tragédia que deixou 19 mortos, que completa um ano nesta sexta-feira (24), parentes das vítimas e moradores da ilha participarão de um ato ecumênico em memória das vítimas nesta sexta (24), às 8h, em frente à Praça Anísio Nelson de Brito, em Mar Grande. 

Após o ato, eles farão uma manifestação para pedir justiça. O protesto vai ocorrer na frente do Fórum Desembargador Antônio Bensabath. À noite, será realizada uma missa em memória dos mortos do naufrágio ocorrido na Baía de Todos os Santos. A celebração vai acontecer na Comunidade Nossa Senhora das Candeias, localizada em Amoreira, Ilha de Itaparica, e terá início às 19h. 

Logo após a missa, os fiéis sairão em procissão até a praia, onde 19 rosas serão jogadas ao mar em homenagem aos mortos. O acidente que causou a morte de 19 pessoas aconteceu na manhã do dia 24 de agosto de 2017. A embarcação, identificada como Cavalo Marinho I, virou 10 minutos após ter saído de Mar Grande em direção a Salvador com 116 passageiros e quatro tripulantes.

Atualmente tramitam na Justiça 43 ações para resguardar o direito dos 63 assistidos representados pela Defensoria Pública do Estado: 58 em Itaparica/Vera Cruz e cinco em Salvador. No final da tarde da última terça-feira (21), a Justiça deferiu o pedido de de penhora das cotas sociais de Lívio Garcia Galvão, sócio da CL Empreendimentos Ltda, nas empresas elencadas pela DPE em ação impetrada em Salvador.

A Defensoria Pública já pediu bloqueio e penhora de bens, mas não foram encontrados bens móveis ou imóveis em nome da empresa e/ou do sócio. A Justiça deferiu o bloqueio de 5% da renda líquida das lanchas, mas a empresa todo mês junta o balancete sem lucro, de modo que até hoje nada pôde ser bloqueado.

A força-tarefa identificou que o dono da empresa CL é sócio das empresas Ala Comércio de Combustível Ltda, Ala Assessoria e Consultoria Administrativa Ltda e LG Locação de Equipamentos Eireli e pediu, em 16 de maio de 2018, a penhora das cotas sociais dessas empresas. 

Ações indenizatórias foram protocoladas pela DPE/BA contra a empresa CL Empreendimentos LTDA, proprietária da embarcação Cavalo Marinho I e contra a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia – Agerba.  Na capital foi ajuizada uma medida cautelar, em trâmite na 16ª Vara de relações de Consumo, que vale para todas as vítimas do acidente, mas o processo ainda está na fase de defesa. O prazo de defesa dos Acionados encerra em 27/08/2018.

Uma força-tarefa, estabelecida desde o acidente, composta por defensores públicos, abriu diálogo com a Agerba e o advogado da CL com objetivo de conciliação, mas não há previsão de nova audiência.