Ator diz que sotaque do Pantera Negra é uma resposta à supremacia branca

'Colonialismo é o primo da escravidão', disse Chadwick Boseman

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2017 às 18:23

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/Chris Pizzello/Invision

O ator Chadwick Boseman, que vai interpretar o primeiro herói negro do mundo, afirmou que o sotaque do personagem Pantera Negra é uma resposta à supremacia da raça branca que vem há séculos. "Pessoas pensam em como as raças têm afetado o mundo. Não é apenas nos EUA. Colonialismo é o primo da escravidão. Colonialismo na África obrigaria, por ser um governante, que a educação venha da Europa. Eu queria ter certeza absoluta que nós não compactuaríamos com essa ideia, porque seria contra com tudo o que é Wakanda", disse ao site Cnet.

"[Wakanda] Deveria ser a nação mais avançada tecnologicamente do planeta. Já que supostamente não foi conquistada -- o que significaria que o avanço ocorreu sem colonialismo -- então não teria como ele falar com sotaque europeu", acrescentou. Wakanda, a cidade fictícia governada pelo herói, é o único país que possui o Vibranium, o metal mais resistente do planeta e que possui a capacidade de absorver praticamente tudo. No filme, o vilão Ulysses Klaws vai usar todos os recursos para tentar roubar o poderoso material.

"Caso eu usasse um sotaque europeu, eu seria conveniente com a ideia supremacista branca do que é educação e o que ser da família real é. Porque não é apenas correndo atrás de brigas. Ele é o futuro da nação. E já que ele é comandante do país, ele tem que falar para o seu povo. E não tinha como eu falar com meu povo, que nunca foi conquistado pelos europeus, com um sotaque europeu", defendeu. Escrito e dirigido por Ryan Coogler, Pantera Negra chega aos cinemas no dia 15 de fevereiro de 2018.