Ator HIV positivo compartilha experiências com pacientes em Salvador

Evento faz parte do Dia Mundial da Luta Contra Aids

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 23 de novembro de 2017 às 14:42

- Atualizado há um ano

Há sete anos veio o diagnóstico: o ator e youtuber Gabriel Estrela, 25 anos, era portador do vírus HIV. Com a notícia, veio a coragem de enfrentar a doença e, anos mais tarde, a necessidade de falar sobre ela. Na manhã desta quinta-feira (23), o ator esteve em Salvador para trocar experiências com portadores do vírus que são acompanhados nos centros de tratamentos do município. 

Durante o encontro, o ator falou sobre sua aceitação e o como o seu trabalho como youtuber tem ajudado outras pessoas que estão vivendo com a doença. Inclusive, foi através dos vídeos do seu canal Projeto Boa Sorte que o ator foi convidado a fazer parte a série Eu só Quero Amar, do site Gshow, da Rede Globo. Gabriel também foi capa da edição da Revista Galileu do mês de novembro.

"Ser diagnosticado não foi fácil, mas foi a oportunidade que eu tive de tratar o HIV e entender o que ele é e, a partir daí, começar um processo de falar sobre isso abertamente, de ajudar outras pessoas, tudo isso depois do teste. Assusta? Sim, assusta, mas hoje em dia temos condições de conviver com isso muito bem", relatou Gabriel.  Gabriel Estrela, 25 anos, convive com a doença há sete anos (Foto: Youtube) Uma das pacientes presentes no encontro era a dona de casa Maria Alice Alves, 36. Assim como o ator, Maria precisou aceitar a doença para depois começar a falar abertamente sobre ela. "Eu já conhecia o trabalho dele e foi assistindo os vídeos que eu começei a iniciar o meu processo de aceitação. É importante que mais pessoas também falem sobre isso", considera Maria.

O evento fez parte do seminário PosithivaMente, uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que faz parte do Dia Mundial da Luta Contra AIDS, próximo 1º de dezembro.

Novos casos Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, de janeiro deste ano até 10 de novembro, foram notificados 785 casos de Aids em adultos e crianças em Salvador. Em todo o ano de 2016, foram 1.326 registros e em 2015, 1.340. 

Ações preventivas estão sendo feitas pela Prefeitura, como, por exemplo, a implantação de testes rápidos anti-HIV em mais de 100 postos de saúde da capital. As unidades básicas de saúde ofertam de segunda a sexta (exceto feriado), das 8h às 17h, os testes rápidos para diagnóstico em 30 minutos. Confira aqui onde fazer.

Pacientes com diagnóstico positivo são encaminhados para tratamento especializado no Bonfim, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais (Rua Artur Bernardes, s/n), e na Liberdade, no Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), na Rua Lima e Silva, 217.