Atores baianos criticam Globo em carta: 'Não queremos só figuração'

Polêmica envolve escalação de Giovanna Antonelli em novela que se passa na Bahia

Publicado em 7 de novembro de 2017 às 16:22

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Um grupo de atores baianos divulgou na segunda-feira (6) uma carta aberta de repúdio à Globo por conta de uma polêmica envolvendo a novela "De Volta Pra Casa", próxima trama das 21h. A atriz Giovanna Antonelli foi escalada para um dos papéis principais da novela, que se passa na Bahia - a Globo chegou a descartá-la por considerar a morena "branca demais" para viver uma baiana, mas voltou atrás e a selecionou para o papel. 

Como boa parte da história vai se passar em Salvador, atores baianos se juntaram no Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, repudiando a Globo por não escolher um talento local para viver o papel.  O texto também é assinado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos da Bahia (Sated-BA) e destaca que os atores de Salvador também merecem destaque na trama, não ficando restritos somente à figuração. A carta circulou nas redes sociais.

“Informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial", diz a carta. O texto cita atores baianos de sucesso, como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Regina Dourado, entre outros, para mostrar que os atores daqui também são talentosos e podem fazer sucesso. "As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem", diz o texto.

Escrita por João Emanuel Carneiro, "De Volta Para Casa" vai substituir "O Outro lado do Paraíso". A novela começará suas gravações em janeiro e ainda está na fase de escolha do elenco. A trama vai contar a história de um cantor de axé famoso no passado. Agora no ostracismo, ele vê um boato sobre sua morte fazer com que suas vendas subam. Voltando a ser cultuado, ele decide fingir que está mesmo morto e vai viver na ilha de Boipeba, onde começa uma nova vida. O cantor de axé decadente será vivido, a princípio, por Emílio Dantas, o Rubinho de "A Força do Querer". Emílio deve viver cantor de axé baiano em decadência (Foto: Divulgação) O personagem do cantor seria inicialmente vivido por Cauã Reymond, mas ele foi mal nos testes de canto e dança e acabou trocado por Emílio. A personagem de Giovanna seria uma mulher mais velha, que já tinha dois filhos ao conhecer o cantor.

Leia a íntegra da carta:

“Carta Aberta à Rede Globo de Televisão: 

Cara produção da novela “De volta para casa”, da Rede Globo de Televisão 

Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do  grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e  paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!

 A Bahia é terra de povo guerreiro e trabalhador, de profissionais e mentes brilhantes, de onde brotam Jorges, Zélias, Betâneas Caetanos, Glaubers, Gils, Gals, Danielas e Ivetes. Mas não só da literatura e música se faz o nosso tabuleiro. Talentos ‘Made in Bahia’ em interpretação para o audiovisual também são nossa especialidade! Wagner Moura, Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Regina Dourado, João Miguel, Luís Miranda, Fábio Lago, Edvana Carvalho, Daniel Boaventura, Cyria Coentro, Fabrício Boliveira, Laila Garin e muitos. Da mesma plantação de onde vieram estes, ainda existem muitos outros com a mesma formação, qualidade técnica e artística e trajetórias profissionais parecidas (muitas vezes, até compartilhadas) com capacidade para assumir papéis importantes e de destaque em qualquer produção audiovisual no Brasil ou no exterior.

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao Sated-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos ‘colocam a cara no sol’, não se recolhem à sombra e estão preparados para, junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem. 

Estamos ansiosas e ansiosos com a chegada da sua equipe. Com certeza, serão todos recebidos com a nossa famosa hospitalidade com gosto de dendê e braços abertos. Sem dúvidas, faremos todos se sentirem em casa e De Volta para Casa. 

#redeglobo #produçãodeelencodaglobo #globo #elencoglobo #globais #atoresglobais #novanoveladaglobo #noveladevoltaparacasa #joãoemanuelcarneiro #vanessaveiga #produtoradeelencodaglobo #atoresdabahia #atoreseatrizesdabahia #elenco #projac #devoltaparacasa #cartaabertaaglobo #bahia #bahiacomcaradebahia”