Atracadouro desaba e fere passageira em Madre de Deus

Esta é a segunda fez que uma ponte desaba em Madre de Deus este ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2018 às 14:54

- Atualizado há um ano

Um desabamento na ponte móvel do segundo atracadouro da Ilha Maria da Guarda, no município de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador (RMS), deixou uma passageira ferida na manhã desse sábado (17). O acidente aconteceu por volta das 7h no Píer do Apicum, que passou por uma reforma há três anos.

No momento do acidente, acontecia o embarque e desembarque de passageiros no local. Foi quando parte da ponte móvel que leva até as embarcações cedeu. Uma mulher caiu na água e ficou levemente ferida. Após o desapabamento, a área foi isolada para realização de perícia.

Em nota, a Prefeitura de Madre de Deus informou que a construtora responsável pela última requalificação fará os reparos. A partir desta segunda-feira (19), a empresa fará uma avaliação técnica e iniciará a restauração. Ainda conforme a Prefeitura local, o atracadouro está no seguro.

Perícia Representantes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militares, Marinha, Salva-Vidas e Sucom municipal foram enviadas ao local. A Polícia Técnica fará um laudo do acidente e um técnico em perícia também foi contrtatado para acompanhar o processo.

"Como medida emergencial, está sendo colocado uma balsa atracada para que os moradores do cais e turistas continuem tendo acesso enquanto a obra estiver sendo executada. Quatro profissionais da defesa civil estarão no local, e na ponte principal, fazendo o controle de acesso", disse a Prefeitura de Madre de Deus, em nota. O administração do município disse que só fará novos pronunciamentos após a divulgação do laudo final da perícia.

Segundo desabamento Esta é a segunda vez que uma ponte móvel desaba no atracadouro de Madre de Deus, somente este ano. No dia 15 de janeiro, a rampa de acesso da ponte principal do terminal também desabou durante o embarque e desembarque de passageiros. Na ocasião, ninguém ficou ferido.

Na época, usuários do terminal disseram que a ponte havia desabado por conta da má conservação. Já a Prefeitura divulgou nota informando que o acidente havia sido causado por "excesso de pessoas na rampa de acesso ao píer". A ponte principal passou por uma reforma há cinco anos, em 2013. Na época, a prefeitura divulgou um vídeo mostrando o antes e o depois do terminal. Veja:

Neste sábado, a Prefeitura de Madre de Deus informou que foi feito contato com o Ministério da Integração e com a superintendência da Caixa Econômica Federal, que confirmaram empenho do recurso para requalificação da ponte principal da Ilha de Maria Guarda.