Assine

Atraso de doses de vacina contra covid pode atrapalhar campanha da gripe


 

Secretário Leo Prates fez apelo para que governo federal agilize aquisição de doses

  • Da Redação

Publicado em 28/01/2021 às 09:26:36
Atualizado em 22/04/2023 às 01:03:05
. Crédito: Max Haack/Secom

O atraso na distribuição de doses das vacinas contra covid-19 pode ter outras consequêncas no sistema de saúde. O secretário municipal de Saúde, Leo Prates, alertou, nesta quinta-feira (28), que esse atraso pode interferir na campanha de imunização contra a gripe, que ocorre anualmente no mês de abril.

Prates apelou que as doses cheguem até março. "Para imunizar idosos de 60 a 74 anos e de 75 para cima, nós precisaríamos de 276.500 doses a mais e essas doses precisariam chegar até meados de março porque nós começamos a campanha da gripe no mês de abril. No ano passado, a corrida aos postos resultou na redução do índice de influenza", disse.

Segundo o secretário, é necessário um intervalo de pelo menos 14 dias entre a aplicação das vacinas contra a covid e a contra gripe. "Se tivermos que administrar o prazo da Coronavac, e o prazo de Oxford, e o prazo entre a influenza, vai ficar difícil fazer todo esse controle sanitário. Por isso, eu quero fazer um apelo para que o Governo Federal providencie as doses porque vai ser difícil administrar tudo junto", desabafou, durante o evento que marcou o início da vacinação em drive-thru para os profissionais da saúde em Salvador.

O prefeito Bruno Reis lembrou que a responsabilidade dessa logística é sempre dos municípios, por isso o apelo feito a União. "A responsabilidade maior recai sobre os municípios, e os municípios têm a responsabilidade de aplicar, contratar profissionais, transportar caixas térmicas, máscaras, luvas, algodão, cartão de vacinação, tudo", completou.