Atriz Ana Beatriz Nogueira revela que tem esclerose múltipla

"A arte me salva todos os dias. Já me salvava antes, agora, mais ainda", diz atriz global

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2018 às 10:20

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Super ativa no teatro, no cinema e na TV, a atriz global Ana Beatriz Nogueira sofre há nove anos com a esclerose múltipla. Segundo ela, o problema de saúde tem estado sob controle por conta da arte e da profissão que escolheu há 32 anos. Tornar o fato conhecido só aconteceu depois disso; antes, ela temia o preconceito.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune, que não tem cura. No caso da atriz, a doença se manifesta em sua forma branda, o que a permitiu continuar trabalhando. Agora, com a doença sob controle, ela concluiu que poderia ajudar a “combater a ignorância, o maior perigo de todos”. A ideia é abrir um espaço na internet para tratar do assunto. "Não para dar conselhos que só um médico tem autoridade para dar. Será uma troca de experiências”, contou em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

Mais ativa do que nunca, em abril, ela estreia uma peça de Miguel Falabella, no Rio, e em breve entra no ar na telinha na nova temporada de Malhação. É uma participação, porque a partir de junho, a atriz começará a preparação para a novela das 21h de Aguinaldo Silva, autor “com quem sempre sonhei trabalhar". "A arte me salva todos os dias. Já me salvava antes, agora, mais ainda", afirma.

O primeiro surto da doença aconteceu em janeiro de 2009, pouco antes de dar vida a Ilana, em Caminho das Índias - uma das personagens mais marcantes de seu currículo. Ela estava em casa, vendo um filme na madrugada, quando sentiu a visão duplicar. "Achei que a legenda da televisão estava ruim. Mas, no dia seguinte, não tinha melhorado e procurei o médico. Ele disse que isso se chama “diplopia” e poderia ter inúmeras causas. Concluiu que era o efeito colateral de um remédio para dormir que eu estava tomando. Me tranquilizou e garantiu que passaria com a suspensão do medicamento", contou. No entanto, dias depois, no lançamento da novela Caminho das Índias, ela teve de ser amparada por Tony Ramos e a mulher dele para subir as escadas. 

Os surtos voltaram a acontecer meses depois, ainda durante a gravação da novela. "Todos os três (e únicos) surtos que tive foram visuais. O último se mostrou o mais angustiante: eu realmente não enxergava nada. Mas, àquela altura, ainda bem, tinha encontrado uma médica que fez o diagnóstico definitivo", contou.

Com o diagnóstico, veio o susto. Ana Beatriz Nogueira conta que achou que era o fim do seu trabalho. "Como atriz, meu corpo é meu instrumento de trabalho, meu tudo, dependo da minha visão, da audição, das funções cognitivas", ressalta. 

Para ela, lidar abertamente com isso foi um processo. "O segredo é pesado. A gente vai digerindo, entendendo e resolvendo os fantasminhas. Minha decisão de falar foi motivada por amigos, por terapia e pelo desejo de tornar essa estrada mais fácil para quem tiver que passar por ela. Não estou doente, tenho uma doença. Gosto de ver a esclerose múltipla como uma característica. Muita gente tem medo de falar, com receio de virar “café com leite” na vida. Mas quem controla a vida?", questiona.