Atriz baiana está no filme Pantera Negra

Nabiyah Be, que é filha de Jimmy Cliff, mora hoje nos EUA e viveu em Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 17:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

O filme Pantera Negra, que estreia nesta quinta (8), tem uma baiana no elenco: Nabiyah Be, de 26 anos, que faz sua estreia em longas-metragens. A atriz, que nasceu em Salvador, é filha do músico jamaicano Jimmy Cliff com a psicóloga Sonia Gomes. Cliff fez sucesso internacional com canções como Reggae Night e The Harder They Come, que em português ganhou a versão Querem Meu Sangue, gravada pelos Titãs. O cantor e compositor viveu na Bahia em parte dos anos 1980 e 1990, até mudar-se para Paris.

No filme da Marvel, Nabiyah será Linda, que faz parte do grupo do vilão Erik Killmonger (Michael B. Jordan). A atriz inicialmente interpretaria a vilã Sombra da Noite/Tilda Johnson, mas a personagem foi excluída do longa e deve aparecer na segunda temporada da série Luke Cage, da Netflix. Não se sabe ainda se Nabiyah estará na produção. No elenco de Pantera Negra, estão ainda Lupita Nyong'o, Forrest Whitaker e Andy Serkis. Nabiyah em evento de divulgação de Pantera Negra(foto: Divulgação) Em Salvador, Nabiyah estudou na Escola Pan Americana e foi na capital baiana que ela iniciou a sua aproximação com as artes. Em 2009, aos 17 anos, fez seu primeiro show, Rebel in Me (título de uma outra canção de sucesso de Jimmy Cliff), no Teatro Sesi do Rio Vermelho. Na época, ela ainda usava o nome de batismo, Nabiyah Bashir. A atriz também acompanhou o pai em shows nos EUA e no México, como dançarina. Na Europa, dividiu o microfone com Jimmy na canção Me Abraça e Me Beija, de Lazzo. No seu show solo, cantou músicas de Bob Marley, Gilberto Gil, Janes Joplin e Amy Winehouse. Nabiyah também foi backing vocal de Daniela Mercury e Carlinhos Brown. Ainda em 2018, deve lançar seu primeiro álbum solo.

A atriz e cantora estudou teatro em Salvador, onde integrou a companhia Os Bumburistas. Depois, foi para Nova York, para estudar artes cênicas na Pace University. No circuito off-Broadway, participou do musical  Hadestown. Veja um trecho do ensaio da peça: