Atriz de Órfãos da Terra conta como foram as gravações da novela que se passa na Síria

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Ronaldo Jacobina
  • Ronaldo Jacobina

Publicado em 6 de abril de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(Foto:TV GLOBO) Divulgação) Baiana Ana Cecília está na quarta novela de Duca Rachid e Thelma Guedes Na última terça-feira (3), o Brasil acompanhou na estreia da novela Órfãos da Terra a saga da família de Missade, uma síria bem sucedida que foge do país para se refugiar no Brasil. A personagem é interpretada pela baiana Ana Cecília Costa, que recebeu o convite das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes para interpretá-la. A atriz - que atualmente está no ar também na reprise de Cordel Encantado, das mesmas autoras - aproveitou um intervalo das gravações para conversar com exclusividade com a coluna. Ela contou como foram as gravações das tensas cenas iniciais que se passavam na Síria, mas que foram gravadas no Brasil; a preparação para encarnar a personagem, e os destinos desta mãe que perde uma filho na guerra e não se adapta a vida no Brasil. Veja a seguir:  Como surgiu o convite para interpretar a síria Missade?Foi um convite direto das autoras e aprovado pela direção. É uma alegria e uma honra muito grande trabalhar mais uma vez com as duas porque demonstra uma confiança no meu trabalho e uma afinidade enorme entre nós. Estou muito feliz de me entregarem uma personagem tão importante como a Missade. (TV GLOBO/Divulgação) A família síria: Rodrigo Vidal, Ana Cecília, Marco Ricca e Julia Dalavia As cenas da guerra e do campo de refugiados foram gravadas na Síria? Não viajamos para o Oriente Médio, gravamos tudo aqui entre o Rio e Arraial do Cabo (RJ), fizemos um cruzeiro de navio partindo de Santos (SP) para Santa Catarina, que supostamente seria a dos refugiados partindo da Grécia, e as cenas de campo de refugiados foram feitas em Santa Cruz, também no Rio. Já as imagens da guerra da Síria que aparecem na novela são reais, adquiridas pela emissora e passam pela computação gráfica que dão a impressão de que foram feitas lá. É uma equipe extraordinária envolvida na novela para dar veracidade a história.  (TV GLOBO/Divulgação) Cenas do campo de refugiados foram gravadas no interior do Rio de Janeiro Como foi a composição da personagem e de quem foi a sugestão de adotar aquele sotaque que você colocou em Missade?A direção da novela realizou um trabalho de preparação com o núcleo árabe que envolveu dança, gastronomia, a prosódia e as expressões. Foram dias intensos de imersão neste universo. Eu nunca tinha tido essa experiência de preparação tão intensa para um trabalho de teledramaturgia. Tivemos a ajuda pessoas de origem árabe que nos ensinaram muito. Com relação ao sotaque, decidi adotá-lo porque a Missade é muito forte e senti que era muito importante como atriz caracterizar a voz dessa personagem, ela pedia isso. Fizemos um trabalho com um sírio, refugiado da guerra, que foi fundamental para nos instruir a falar bem as expressões em árabe. 

Como foram feitas a imagens da travessia no mar com os botes idênticos aos usados pelos sírios e outros refugiados?Quando cheguei no bote para gravar, me surpreendi com aquelas pessoas falando árabe. Eram na verdade, atores de origem árabe que são refugiados e que participaram não só daquelas cenas como estão na novela. O que permite uma troca muito boa.

Além da novela você está com dois filmes para estrear, conte sobre isso. Sim, Tem o filme Mãe, de Adriana Vasconcelos, que eu protagonizo; uma série chamada Submerso, uma co-produção Brasil Argentina, que gravei nos dois países, e que será exibida no canal Paramount; e tem ainda o filme Divaldo Franco, que eu interpreto uma médium, Laura, que é a mestre espiritual de Divaldo, a mulher que o incentiva a seguir a doutrina espírita  

OUTRAS

Casa A Le Lis Blanc está com uma nova coleção da linha casa e, para apresentá-la ao seu público, a marca encomendou uma mesa decorada com motivos de Páscoa à arquiteta Celeste Leão. No próximo dia 11, a loja do Salvador Shopping vai receber convidados para brindar a novidade.Giro no TCA Quem desembarca no Teatro Castro Alves no próximo dia 10 de maio é a cantora Roberta Sá com o show de lançamento do álbum Giro. A apresentação começa às 21h e os ingressos já estão sendo vendidos nos canais do TCA. (Divulgação) Cantora Roberta Sá traz o show do álbum Giro para o TCA Parcerias luxuosas Regina Weckerle vai abrir as portas da sua Paradoxus, na Rua Afonso Celso, na Barra, no próximo dia 9, a partir das 16h, para celebrar a chegada de duas novas marcas na Maison. Desta vez quem aporta por lá é a joalheria CR de Carlinhos Rodeiro e Luzia Botta. 

Olhares distintos Os fotógrafos Christian Baes e Gabriel Coimbra lançam, no próximo dia 14, no Shopping Barra, a exposição Bahia Experience. A mostra é um dos produtos do projeto homônimo que inclui ainda um livro, uma web série e filme documental sobre a diversidade geográfica, a cultura e a realidade das diversas regiões do estado.