Audiência pública discute naufrágio da Cavalo Marinho I

A reunião ocorreu no espaço Caravelas, no Centro de Mar Grande, nesta terça

Publicado em 5 de setembro de 2017 às 20:38

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma audiência pública, realizada no Centro de município de Vera Cruz, na manhã desta terça-feira (5), discutiu e apontou medidas para a melhoria dos transportes que fazem a travessia Salvador - Mar Grande. Um dos destaques da reunião foi a elaboração de um documento com diferentes reivindicações, como a investigação do naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I e o fim da taxa de embarque do Terminal Náutico de Salvador. A reunião contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas moradores e autoridades da região, além de representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública.

“Esse documento vai ser entregue ao governo do estado, na próxima terça-feira (12)”, disse o vereador do município, Jorge Carvalho. De acordo com ele, o documento vai abordar questões como a demora do socorro da Marinha e a falta de suporte às famílias das vítimas do acidente.“Os proprietários das embarcações fecharam os escritórios aqui e as famílias estão sem ajuda.  Além disso, nenhum dono de lancha veio para a reunião. A cadeira deles ficou vazia para simbolizar as ausências”, completou. 

Outro ponto discutido na reunião foi o pedido de afastamento do diretor executivo da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba), Eduardo Pessoa. “Ele já estava ciente dos problemas que a Ilha estava passando. Nós temos tudo documento”, afirmou o vereador.

A assessoria de comunicação da Agerba informou que o órgão só irá se pronunciar depois do resultado do inquérito da Marinha.

A audiência pública foi promovida pela Câmara de Vereadores do município em parceria com os movimentos sociais da região. Juntos, eles formaram o Movimento do Luto à Luta. “O movimento vem a partir do sofrimento causado pela tragédia", explica o líder Moisés Palmeiras.  Uma nova audiência pública será realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo, no próximo dia 12.