Autor de projeto de emancipação de Candeias, ACM é homenageado 60 anos depois

Presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior agradeceu reconhecimento do trabalho de seu pai

  • Foto do(a) author(a) Yasmin Garrido
  • Yasmin Garrido

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 17:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/CORREIO
Filarmônica da cidade se apresenta durante sessão solene por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Há exatos 60 anos, em 14 de agosto de 1958, o município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), finalizava seu processo de emancipação. Tudo tinha começado a partir de um projeto de lei proposto pelo senador Antonio Carlos Magalhães, que na época era deputado estadual.

O presidente da Câmara Municipal de Candeias, vereador Fernando Calmon (PSD), propôs homenagear o senador baiano na sessão solene desta terça-feira (14). E, para receber a homenagem, esteve presente na Casa Legislativa o ex-senador e atual presidente da Rede Bahia, Antonio Carlos Júnior, filho de ACM.“Eu vim receber essa homenagem justa que a Câmara Municipal faz em reconhecimento à participação do senador ACM no processo de emancipação de Candeias”, disse o presidente da Rede Bahia, relembrando a trajetória política do pai e a importância dele para o município da RMS.Fernando Calmon também destacou a relevância de ACM para a cidade. “Eu, como filho de Candeias, estou emocionado, hoje, por celebrar 60 anos de emancipação da cidade, e não poderia deixar de lembrar da figura do senador, porque, graças a ele, somos reconhecidos como município”, afirmou.

[[galeria]]

Indústria Hoje, a cidade de Candeias concentra o 11º maior Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e abriga um promissor polo industrial, que reúne o Porto de Aratu, um dos maiores do país, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu (CIA).

Diretor legislativo da Câmara e funcionário da Casa há 33 anos, Mário Lúcio disse que, “assim como a luz, o município vai continuar brilhando no cenário baiano”. Para ele, “a proximidade com a refinaria Landulpho Alves e a crescente expansão do comércio fazem de Candeias uma das grandes promessas do estado”.

Homenagem No início da sessão, o presidente da Casa entregou uma placa de honraria a Antonio Carlos Júnior, e fez questão de, em nome de toda a população de Candeias, agradecer à Família Magalhães pela participação no crescimento do município.“É como muita emoção que recebo essa homenagem prestada a meu pai, que tornou possível, em 1958, a emancipação do município de Candeias, quando ele exercia o primeiro mandato de deputado estadual, no início da carreira política”, afirmou o presidente da Rede Bahia. “Claro que este projeto marcou não só a carreira dele, mas também o município de Candeias, que se tornou autônomo e se desvinculou da cidade de Salvador. Essa homenagem é muito importante para a família, que fica aqui o nosso vínculo com a cidade de Candeias”, concluiu Antonio Carlos Júnior durante discurso no plenário.