Autores baianos fazem lançamentos de livros na Flica

entretenimento
12.10.2018, 09:18:00
Atualizado: 12.10.2018, 10:02:49
(Ricardo Prado/Divulgação)

Autores baianos fazem lançamentos de livros na Flica

Como parte da programação da Festa, estão sendo lançados livros com recitais e bate-papos para o público

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) movimenta a cidade do Recôncavo baiano até domingo (14). Em sua oitava edição, o evento conta com diversas programações como debates literários, exposições, lançamentos de livros, apresentações artísticas, palestras, contações de histórias e muito mais para adultos e crianças.

No primeiro dia de Flica, que aconteceu nesta quinta-feira (11), foi a vez do relançamento da edição comemorativa de Cadernos Negros 40 anos. Em 2018, a mais longeva antologia afro-brasileira completa 40 anos de existência e, na oportunidade, teve um recital com os autores baianos que fizeram parte dessa edição comemorativa.

Acompanhe a cobertura completa da Flica 2018

Com publicações anuais desde seu primeiro lançamento, a antologia tem um papel fundamental na literatura brasileira, tendo, ao longo de suas quatro décadas, textos assinados por escritores que marcam a história com reflexões sobre a temática afro-brasileira. No volume 40, conta com 42 autores e com texto da contracapa assinado pelo ator Lázaro Ramos. 

Atividades culturais movimentam o espaço Educar para Transformar na Flica
(Foto: Divulgação)

Tem mais
A programação continua nesta sexta-feira, feriado de 12 de outubro, com lançamento e bate-papo com os autores Franciel Cruz e Alex Simões, dos livros Ingresia e Trans formas são, respectivamente. O evento será no auditório da casa Educar para Transformar, às 16h30.

Já no sábado (13), os autores baianos Caó Alves, José Walter Pires e Emanuela de Carvalho lançam seus livros Almofadas com Pelos de Gato, A Epopéia de Horácio de Matos: O Coronel da Chapada” e "A Terceira Pessoa Depois de Ninguém com um descontraído bate-papo. O lançamento acontece às 16h30h, no mesmo local dos lançamentos anteriores.

Para a diretora Bárbara Falcón, da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon (FPC), “a procura por essa oportunidade de ter um lançamento em uma Festa Literária é grande”, disse ela. Ainda segundo Falcón, “esse tipo de evento é um espaço privilegiado, uma vez que oferece um lançamento para um público mais sensível a leitura e interessado na atividade, além de disponibilizarmos divulgação e necessidades técnicas que resultam em mais visibilidade para o autor e oferece oportunidade do leitor ter acesso ao autor”, acrescenta a diretora.

Essas programações de lançamentos estão sendo realizados pela FPC, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

 O evento tem o patrocínio do governo do estado, o apoio da prefeitura de Cachoeira, Caixa e governo federal, e realização da Icontent e Cali. 

Leia e Passe Adiante
Aproveitando a chegada do mês em que celebra o Dia Nacional do Livro (29), a FPC doará 3 mil livros para o público da Flica, através da segunda edição da campanha Leia e Passe Adiante. O principal objetivo da campanha é o incentivo ao hábito da leitura e faz parte do Plano Estadual do Livro e Leitura. A Biblioteca de Extensão (Bibex) também estará na cidade do Recôncavo, na Praça Teixeira de Freitas, levando contações de histórias, jogos, espetáculos teatrais e oficinas literárias para o público infantojuvenil.

Serviço
O que: Autores baianos lançam livros na Flica;
Onde: Auditório da casa Educar para Transformar
Quando: 12 e 13 de outubro


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bandidos-fazem-servidores-de-posto-de-saude-como-refens-na-santa-cruz/
Após tiroteio com 3 mortes, grupo invadiu unidade; Bope negocia liberação de servidores
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morto-a-facadas-em-ondina-faria-aniversario-na-proxima-semana/
Jailton Souza de Araújo completaria 51 anos no próximo domingo (16)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/attooxxa-lanca-chora-viola-aposta-de-musica-para-o-verao/
Banda lança single na sexta-feira (14), quando dá início à temporada do BAILAUM BLACK BANG
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morto-em-ondina-foi-atacado-com-facadas-por-desconhecido-em-beco-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/e-preciso-encrespar-marcha-influencia-cabecas-no-centro-da-cidade/
De volta às ruas neste domingo, Marcha do Empoderamento Crespo aposta na estética black como forma de encrespar contra o racismo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-no-segundo-dia-de-festival-de-verao/
Aviões, Safadão, Jorge e Mateus, Alok, Ivete Sangalo e Gusttavo Lima se apresentaram no domingo (9) de evnto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/republica-do-trava-linguas-entenda-os-problemas-de-fala-de-bolsonaro-e-lula/
Presidente eleito tem anquiloglossia, enquanto ex-presidente sofre de ceceio
Ler Mais
Rael, Anitta, Natiruts, Nação Zumbi, Inner Circle, Alpha Blondy e Planet Hemp se apresentaram
Ler Mais