Autorizado início das obras do Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas

Unidade terá 265 leitos e atenderá a RMS; previsão de entrega é de um ano

Publicado em 4 de dezembro de 2017 às 19:02

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Imagem: Divulgação/Secom

A ordem de serviço para o início imediato da construção do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, que atenderá aos 13 municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi dada nesta segunda-feira (4). Com investimento da ordem de R$ 180 milhões e capacidade para 265 leitos, o hospital ficará localizado no bairro de Areia Branca.

Durante a solenidade em que foi autorizado o começo dos trabalhos, ocorrida no local da futura unidade de saúde, o governador Rui Costa também autorizou as obras de pavimentação asfáltica de 2,6 quilômetros da Rua Djanira Maria Bastos, via de acesso ao novo hospital. 

“As obras já iniciaram, nessa primeira etapa, com terraplanagem para nivelar o terreno. O prazo é de um ano para que a gente conclua e entregue à população esse hospital, que vai ser urgência e emergência, tendo vários procedimentos de alta complexidade”, afirmou o governador, conforme nota divulgada pela Secretaria estadual da Comunicação (Secom). 

Ele afirmou ainda que o hospital terá a função de evitar que as pessoas busquem muitos serviços em hospitais de Salvador. Ele também aproveitou para anunciar que, após a inauguração do Hospital Metropolitano, iniciará, no mesmo município, uma reforma do Hospital Menandro de Farias para que funcione como unidade materno-infantil. Imagem: Divulgação/Secom Estrutura O novo Hospital Metropolitano terá 27.900 m² de área construída e será implantado em terreno com área total de 90 mil m², na Estrada da Quengoma. 

A unidade terá capacidade para realizar procedimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, nas especialidades clínica e cirúrgica, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, em caráter de urgência e eletivo, além de Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), Centro de Traumas e Serviço de Alta Complexidade em Neurocirurgia.