Assine

Avancini é bicampeão no Brasil Ride e Jiri Novak encerra carreira


 

Competição foi disputada nos municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Itabela e Guaratinga, no Extremo Sul baiano

  • Da Redação

Publicado em 21/10/2017 às 16:49:00
Atualizado em 17/04/2023 às 16:37:06
. Crédito: Foto: Fabio Piva / Brasil Ride

A dupla de campeões da categoria open do Brasil Ride, formada pelo brasileiro Henrique Avancini e o tcheco Jiri Novak, brilhou neste sábado (21). Os dois conquistaram o título da maior ultramaratona das Américas com 5min12 de vantagem para Michele Casagrande e Fabian Rabensteiner, que ficaram com a segunda colocação. A última etapa foi disputada em Porto Seguro. Nos dias anteriores, o Brasil Ride passou também por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, todos no Extremo Sul baiano.

Após a prova, Novak anunciou que estava encerrando a carreira. Ele deixa a competição no patamar mais alto de vencedores da principal categoria, além de ter se tornado o primeiro ciclista a ganhar três títulos nas oito edições. "É incrível para mim. Me sinto muito bem por ter feito sete dias de prova nessa corrida louca que é a Brasil Ride. Na etapa final, aceleramos demais, e os últimos quilômetros foram maravilhosos. No downhill, o Fabian caiu e foi difícil para ele, porque depois vinha uma serra. Depois disso fizemos 20 km em velocidade máxima", contou.

"Vivi uma semana maravilhosa com a família do Henrique Avancini, que é um cara muito legal. Com Hans eu me divertia demais e agora com o Henrique também. Seu pai, sua irmã e sua esposa, ótimas pessoas", disse Jiri. "Estou certo de que vou terminar a carreira. Quando você está no topo, é fácil de cair. Então, a hora de parar definitivamente é agora", completou o único tricampeão da open (2014, 2015 e 2017).

Já Avancini chegou ao segundo título da prova.

Top 3 da open na sétima etapa 1-Henrique Avancini (BRA) e Jiri Novak (CZE) - 2h47min32 2-Michele Casagrande (ITA) e Fabian Rabensteiner (ITA) - 2h52min23 3-Hans Becking (HOL) e Sebastian Fini (DIN) - 2h53min40

Top 3 da open na classificação geral final 1-Henrique Avancini (BRA) e Jiri Novak (CZE) - 23h24min49 2-Michele Casagrande (ITA) e Fabian Rabensteiner (ITA) - a 5min12 3-Hans Becking (HOL) e Sebastian Fini (DIN) - a 15min52