Avião ‘baleia’ Beluga pousa em Fortaleza em 1ª viagem à América Latina

O avião é conhecido pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca

Publicado em 24 de julho de 2022 às 19:44

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Fco Fontenele / O POVO

O avião cargueiro Beluga pousou em Fortaleza na tarde deste domingo, 24. Quem esteve no aeroporto da Capital, por volta das 15h30min desta tarde, pôde observar a chegada da aeronave — que se parece com uma baleia branca de olhos brilhantes e sorridente. O pouso em Fotaleza foi o primeiro da máquina na América Latina.

A chegada estava prevista para acontecer nesse sábado, 23, mas por conta de alguns imprevistos a programação precisou ser alterada. O pouso da máquina em Fortaleza faz parte de uma parada estratégica antes de ir para Campinas (SP), para onde transporta o helicóptero ACH160.

Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.