Avião que caiu em Belo Horizonte era equipado com paraquedas para atenuar impacto

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas no acidente

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2019 às 12:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

O avião que caiu em Belo Horizonte nesta segunda-feira (21) era do modelo Cirrus SR20 e era equipado inusual em aviões: um paraquedas para amortecer impacto. Entretanto, a aeronave - com a maioria dos monomotores, não possuia caixa preta. 

De acordo com o G1, o paraquedas do avião estava aberto no chão ao lado dos destroços da aeronave – ainda não está claro se foi ativado de propósito pelo piloto Allan Duarte de Jesus Silva, de 29 anos. Ele está internado com quase 100% do corpo queimado.

Segundo o manual da fabricante da aeronave, a americana Cirrus Aircraft, o paraquedas deve ser acionado de modo manual, pelo piloto, quando houver perda total do motor. Idealmente, o acionamento tem que ocorrer a partir de 500 pés de altitude (152 metros) – a ativação pode acontecer ainda mais perto do solo se não houver outro meio de sobrevivência.

A aeronave é uma das únicas a sair de fábrica com paraquedas. A outra é a Icon A5, também de pequeno porte, da fabricante americana Icon.

O avião, prefixo PR-ETJ, saiu do Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, perdeu altitude, caiu sobre carros no local e explodiu a um quilômetro da pista. 

Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas (Srrael Campras dos Santos, dono da aeronave, Thiago Funghi Torres e o piloto Allan Silva).