BA tem 17º caso de coronavírus confirmado; secretário corrige que médico foi infectado

Informação divulgada pelo secretário de Saúde Fábio Villas-Boas foi corrigida

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de março de 2020 às 05:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: AFP

O secretário estadual da Saúde (Sesab), Fábio Villas-Boas, corrigiu na manhã desta quarta-feira (18) a informação divulgada por ele de que um médico havia sido contaminado por coronavírus enquanto trabalhava em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Salvador. 

Na informação divulgada inicialmente no Twitter do próprio secretário e corrigida depois, o profissional de saúde teria sido contaminado quando atendia um dos primeiros casos da doença no estado. "Precisamos reforçar o chamamento à atenção ao uso de equipamentos de proteção individual das equipes de saúde nas emergências", escreveu o secretário em uma rede social. Ainda de acordo com o secretário, o paciente está em casa em isolamento e evolui bem. "Mas não podemos descuidar com nossos soldados no front", completou o secretário.

Duas horas depois, o secretário de Saúde de Salvador Leo Prates negou, também no Twitter, que o paciente infectado na UPA fosse médico, mas, sim, um administrador. 

"Acabei de ser informado pelo CIEVS SSA [Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde], que a pessoa confirmada com coronavírus hoje não é médico. E sim administrador, economista e sócio de um dos primeiros casos diagnosticados. Apenas a coleta foi feita na UPA. Daí a confusão, precisamos ter seriedade  e serenidade!", escreveu.

A informação foi corrigida no fim da manhã desta quarta (18) pelo secretáro de Saúde da Bahia. Até o momento, a Bahia tem 17 casos confirmados da covid-19.

Casos de coronavírus no Brasil
Infogram

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.