Bahia abre 14 mil vagas para 48 cursos técnicos

São 48 cursos no estado todo. Salvador tem 2 mil vagas. Inscrição seguem até o dia 18

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 07:47

- Atualizado há um ano

Todos os anos, cerca de 150 mil estudantes da rede pública concluem o ensino médio na Bahia, segundo dados da Secretaria Estadual da Educação (SEC). Desse total, muitos não conseguem ingressar em uma universidade. 

Sem qualificação, esses jovens acabam ocupando funções que oferecem remunerações baixas e veem suas chances de ascensão dentro do mercado de trabalho serem reduzidas. De olho nesse público, a SEC oferece, desde 2008, cursos técnicos em várias cidades baianas através do programa Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente (Prosub). 

As inscrições para a edição 2015 foram abertas na terça-feira (4) e vão até o próximo dia 18. Ao todo, 13.395 vagas estão sendo ofertadas, 2.090 delas só em Salvador. Os 48 cursos técnicos são divididos em 11 eixos tecnológicos como Saúde, Turismo e Lazer, Infraestrutura e Desenvolvimento Educacional e Social —veja abaixo todas as vagas de Salvador e a tabela completa de cursos e cidades. Para participar, o candidato precisa ter concluído o ensino médio em escolas públicas, filantrópicas ou particulares mediante bolsa de estudos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de novembro através do site da SEC (www.educacao.ba.gov.br).

Com duração de dois anos, os cursos técnicos serão ministrados em 68 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e 15 anexos, localizados em 69 municípios baianos. As aulas, que acontecerão de segunda a sexta-feira, vão envolver conceitos teóricos e práticos e ocorrerão sempre em um único turno.A seleção dos candidatos será feita através de um sorteio eletrônico realizado por um sistema computadorizado desenvolvido pela SEC. O sorteio, que será realizado no dia 25 de novembro, poderá ser acompanhado através de videoconferência ou presencialmente no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), São Marcos, a partir das 15h.Nossa intenção é capacitar esse estudante que concluiu a educação básica para que ele consiga emprego e possa se manter para sua graduaçãoCristina Kavalkievicz, diretora da Secretaria da EducaçãoApós o sorteio, os estudantes contemplados deverão ficar atentos para se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, entre os dias 9 e 11 de março de 2015.

Para Cristina Kavalkievicz, diretora de desenvolvimento da educação profissional da SEC, os cursos são uma oportunidade para pessoas de todas as idades se capacitarem e ter mais condições para ingressar no mercado de trabalho.

“Quando esses jovens fazem uma formação técnica, eles chegam ao mercado com conhecimento e conteúdo, o que faz com que eles tenham mais opções de locais para trabalhar e até abrir o próprio negócio”, afirma ela.

De acordo com informações da SEC, as disciplinas são ministradas por profissionais com formação específica na área de cada curso. Para escolher quais cursos serão ministrados em cada cidade, a SEC realiza uma avaliação das características culturais e do mercado de trabalho daquela localidade. Municípios onde há vagas

Alagoinhas, Amargosa, Andorinha, Barra, Barreiras, Boquira, Brumado, Caculé, Caetité, Camaçari, Candeias, Capim Grosso, Catu, Caturama, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Formosa do Rio Preto, Gandu, Guanambi, Ibipitanga, Ibotirama, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irará, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itororó, Jacobina, Jaguaquara, Jaguarari, Jequié, Jeremoabo, Juazeiro, Lauro de Freitas, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Maragogipe, Maraú, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Paramirim, Paulo Afonso, Queimadas, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Luz, Santa Maria da Vitória, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Domingos, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Uauá, Valença, Valente, Vera Cruz, Vitória da Conquista, Wagner, Xique-Xique.