Bahia cria time de futebol feminino em parceria com Lusaca

Conforme antecipado pela coluna Bate-Pronto, tricolor cria categoria para mulheres

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 8 de novembro de 2018 às 15:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Quatro anos depois, o Bahia finalmente volta a ter o futebol feminino contemplado pelo clube. A novidade, antecipada na coluna Bate-Pronto no dia 22 de outubro, foi confirmada nesta quinta-feira (8). 

O tricolor divulgou nas redes sociais um vídeo de 17 segundos, mostrando uma conversa do presidente Guilherme Bellintani com um grupo de mulheres já fardadas com os uniformes de treino do Bahia, no Fazendão. O anúncio oficial foi feito logo depois da primeira atividade.

No início do ano, especulou-se uma parceria com o São Francisco, mas na ocasião houve apenas uma ajuda por parte do Bahia, que cedeu materiais e parte de sua estrututra para o time. Agora, o time feminino tricolor surge através de parceria com outro clube baiano, o Lusaca, que disputou a divisão de acesso do Campeonato Brasileiro e lidera o grupo 3 do Campeonato Baiano. É também o atual campeão estadual.

A equipe fundada em Dias d'Ávila cede as jogadoras e o coordenador técnico Mário Augusto, enquanto o Bahia entra com a estrutura de fisioterapia, departamento médico, registro de atletas e uniformes. A base atual do Lusaca é formada por jogadoras dissidentes do São Francisco, agremiação que foi campeã baiana consecutiva de 2001 a 2015. Em 2017, levantou o título já como Lusaca - o Vitória interrompeu a hegemonia em 2016. Jogadoras fizeram o primeiro treino do novo time, no Fazendão (Foto: EC Bahia / Divulgação) O novo time, chamado Bahia Lusaca, disputará o estadual a partir do ano que vem, já que o atual está em andamento. A propósito, a classificação do Lusaca na edição atual é importante para definir se a equipe gerada na fusão jogará o Brasileiro de 2019. Segundo a diretoria tricolor, o Bahia Lusaca também disputará a Copa do Nordeste e torneios sub-17 e sub-20 no próximo ano.

A criação da equipe feminina é exigência da CBF e da Conmebol para que um clube dispute as principais competições masculinas organizadas pelas entidades em 2019, como Série A, Copa Sul-Americana e Libertadores.