Bahia de Feira, um pequeno que pensa grande

herbem gramacho
18.04.2019, 05:00:00

Bahia de Feira, um pequeno que pensa grande

O Campeonato Baiano chega ao fim domingo e, seja qual for o resultado entre Bahia e Bahia de Feira, a equipe do interior será uma das grandes vencedoras. Além do time reaparecer na decisão oito anos depois, o clube carrega uma evolução digna dos grandes.

Em 2011, quando surpreendeu o Vitória no Barradão e conquistou seu primeiro título, o Bahia de Feira dividia o uso do Joia da Princesa com os conterrâneos Fluminense e Feirense, o que, além de manter o gramado sempre em mau estado, causava uma engenharia na tabela do campeonato e dificultava a logística quando alguma das equipes queria treinar no estádio municipal. Agora não mais. Com recursos próprios, o Bahia de Feira construiu seu estádio, inaugurado em julho do ano passado e efetivamente usado no estadual deste ano. Não perdeu uma partida em casa.

A Arena Cajueiro é palco de jogo, centro de treinamentos e engloba também a divisão de base dessa agremiação fundada em 1937 e que “renasceu” em 2009 como clube-empresa com o propósito de revelar e vender jogadores. A estrutura da arena inclui, além da grama sintética (que tem custo de manutenção menor que a grama natural), alojamentos, academia, auditório... enfim, o que o Bahia de Feira precisa para desenvolver suas atividades.

A capacidade do estádio, hoje em 3.500, tem projeção para dobrar – pré-requisito para poder jogar a Série D e a Copa do Nordeste em casa, já que os regulamentos exigem pelo menos 5 mil lugares (no caso da Série D, a partir da quarta fase). Domingo, por sinal, a participação no torneio regional estará em jogo: o Bahia de Feira precisa ser campeão baiano para se classificar para a Copa do Nordeste 2020 (do contrário, a vaga ficará com a Juazeirense, devido ao ranking da CBF), mas no calendário do ano que vem a Série D e a Copa do Brasil já estão garantidos. Este ano tem Série D também.

E assim o clube vai crescendo com as próprias pernas, no seu tempo. No entanto, convém a ressalva: estrutura é importante, mas sozinha não leva um time ao êxito. E aí entra o mérito de jogadores como Jair, Van e Paulo Paraíba e do técnico Barbosinha. 

O treinador merece um parágrafo especial. Barbosinha mostra qualidade ano após ano. Independentemente da equipe, está sempre montando times arrumados, competitivos, que dão trabalho para a dupla Ba-Vi. No jogo de ida da final, o time treinado por ele mostrou que tem condição de enfrentar o Bahia de igual para igual, apesar do favoritismo tricolor para erguer a taça na Fonte Nova. Se Barbosinha tivesse um empresário bom para gerenciar sua carreira, estaria provavelmente em um clube de maior patamar na região, disputando uma Série B ou C. 

O mesmo vale para Arnaldo Lira, campeão pelo Bahia de Feira em 2011, que comandou o semifinalista Atlético de Alagoinhas na atual edição e agora treina o Fluminense de Feira às vésperas da disputa da Série D. Quando o Campeonato Baiano de 2020 começar, ver quais são os times treinados por essa dupla é uma maneira confiável de saber que equipes do interior poderão aprontar.

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-foco-e-total-aqui-neymar-se-apresenta-a-selecao-brasileira/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-um-dos-destinos-mais-procurados-pelos-soteropolitanos/
Potencial do povoado Baixio atraiu o empreendimento Ponta de Inhambupe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pm-morre-apos-ser-baleado-dentro-de-hotel-no-dois-de-julho/
Vídeo mostra hora do disparo, que atingiu o soldado no rosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/homem-agride-e-ameaca-de-morte-funcionarios-de-restaurante-em-salvador/
Caso ocorreu na noite desta quinta-feira (23) em empreendimento na Cardeal da Silva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/esse-cara-vai-me-matar-luisa-sonza-fala-sobre-regressao-de-whindersson-apos-briga/
Youtuber se envolveu em confusão com influencer Carlinhos Maia; entenda
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/plateia-abandona-sessao-por-cenas-de-sexo-explicito-de-filme-em-cannes/
Cena de sexo bastante longa em banheiro entre personagens foi criticada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/classico-caverna-do-dragao-e-revivido-em-live-action-para-comercial/
A recepção da propaganda foi tão boa que internautas logo pediram um filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/juntos-e-shallow-now-5-versoes-do-hit-menos-piores-que-a-de-paula-fernandes/
Tem nos ritmos forró, country e, claro, no estilo pagodão da La Fúria; ouça
Ler Mais