Assine

Bahia está a um triunfo da sua melhor campanha nos pontos corridos


 

Caso vença um dos dois jogos que restam na Série A, tricolor garantirá, no mínimo, o 11º lugar

  • Bruno Queiroz

Publicado em 23/11/2018 às 16:46:00
Atualizado em 19/04/2023 às 04:33:04
. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Confirmado na Série A de 2019 e com vaga praticamente garantida na Copa Sul-Americana - segundo os estatísticos da Universidade Federal de Minas Gerais, o tricolor tem 99,98% de chance de classificar para a competição internacional -, o objetivo do Bahia agora é igualar ou superar a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos.

Até então, o 12º lugar no ano passado foi a melhor colocação tricolor. Na ocasião, o time, que terminou o campeonato comandado por Carpegiani, somou 50 pontos. Vencendo um dos dois jogos que restam, a equipe de Enderson Moreira já repetirá a pontuação, porém garantirá no mínimo o 11º lugar, que seria a melhor posição do Bahia no formato que entrou em vigor em 2003. Nas outras seis edições que disputou, o Bahia jamais terminou o campeonato entre os 10 primeiros colocados, algo ainda possível este ano. O máximo que o time pode alcançar é o oitavo lugar.

Reapresentação Ao mesmo tempo que o final da temporada se aproxima, o calendário do futebol brasileiro segue apertado. Após vencer o Fluminense por 2x0 na noite de quinta-feira (22), na Fonte Nova, o elenco do Bahia se reapresentou na manhã desta sexta (23), no Fazendão, onde iniciou a preparação para enfrentar o América-MG, domingo (25), às 18h (da Bahia), no Independência, em Belo Horizonte. 

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos fizeram um trabalho regenerativo na sala de musculação e fisioterapia. Os demais participaram de um treino técnico em campo reduzido, sob o comando de Enderson Moreira e seus auxiliares Cláudio Prates e Luis Fernando Flores.

Os laterais Nino Paraíba, recuperado de lesão, e Léo, que ficou fora da última partida por pertencer ao Fluminense, treinaram normalmente e têm boas chances de voltar ao time titular nos lugares de Bruno e Paulinho, respectivamente.