Bahia está invicto contra times da 2ª metade da tabela na Série A

Tricolor enfrenta o CSA, vice-lanterna, no sábado

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 30 de agosto de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira/EC Bahia

Que o próximo adversário do Bahia é o CSA já não é mais novidade para ninguém. Com 12 pontos, os alagoanos ocupam a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, fazendo parte de um grupo contra quem o tricolor ainda não perdeu na competição: aquele da metade inferior da tabela de classificação.

Até aqui, foram sete jogos contra os times que atualmente estão do 11º ao 20º lugar. O Bahia venceu três e empatou quatro partidas, acumulando um aproveitamento de 62%. Contra equipes que estão na zona de rebaixamento, caso do CSA, o tricolor venceu duas - Fluminense e Avaí em casa - e empatou uma, contra a Chapecoense fora.

Esse desempenho se torna ainda mais relevante para o Bahia quando comparado aos resultados frente às equipes do atual G10. Foram nove partidas, com três vitórias, dois empates e quatro derrotas. O aproveitamento cai para 40,7%. Com dois jogos a mais, obteve cinco pontos a menos (13 contra 11).

Um ponto que pesa a favor do time de Roger é a solidez defensiva, realçada contra equipes da metade inferior da tabela. Dessas, apenas Fluminense (3x2) e Goiás (1x1) fizeram gol no tricolor. Contudo, o Bahia passou três partidas sem balançar as redes. A peleja contra o Fluminense, inclusive, foi a mais atípica: além de ser a única em que o Bahia levou dois gols, também foi a ocasião exclusiva em que o tricolor marcou três vezes no mesmo jogo. Isso no recorte contra times de baixo.

Vacilou?  Apesar da invencibilidade, o Bahia deixou escapar chances de sair com os três pontos ao enfrentar as equipes da segunda metade da tabela. Os casos mais marcantes foram os empates com Cruzeiro (0x0) e Goiás (1x1), ambos na Fonte Nova. Na época, o time mineiro jogou com escalação reserva e o goiano tinha seis desfalques.

Técnico tricolor, Roger Machado pede para analisar o contexto antes de qualquer avaliação. “Contra Cruzeiro e Goiás, tivemos jogadores expulsos. Isso nos atrapalhou e atrapalha qualquer time. Contra a Chape, empatamos fora, que é sempre um bom resultado”, analisou.

Com ou sem contexto, uma coisa é fato: para continuar sonhando com a entrada no G6, zona de classificação à Copa Libertadores, o Bahia precisa vencer o CSA no próximo sábado (31), às 17h, na Fonte Nova. Ao longo da semana, atletas e comissão técnica adotaram um discurso cauteloso. No entanto, Roger admite que a atual situação do Bahia é de briga por voos mais altos.

“Sempre digo que temos o direito de sonhar. Não só sonhar, como a realidade neste momento nos dá indicativo de que temos capacidade de estar nesse bloco que vai disputar essas vagas para a maior competição continental que temos”, avaliou o técnico do Bahia.

*Com supervisão do subeditor Miro Palma